segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental. EF01MA13.

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental

Habilidade: EF01MA13

Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Objetivo da aula:

O objetivo desta aula é desenvolver a capacidade dos alunos de relacionar as figuras geométricas espaciais, como cones, cilindros, esferas e blocos retangulares, a objetos familiares do mundo físico. Eles irão identificar exemplos dessas formas em objetos reais e compreender a presença delas em seu cotidiano.

Atividades:

1. Explorando as formas (15 minutos):

Inicie a aula mostrando imagens ou objetos representando as figuras geométricas espaciais: cones, cilindros, esferas e blocos retangulares. Peça aos alunos que observem atentamente cada forma e comentem sobre onde e em quais objetos eles já as viram antes.

2. Caça aos objetos (20 minutos):

Divida a turma em grupos e forneça a cada grupo uma lista de figuras geométricas. Peça aos alunos que busquem pela sala de aula ou escola objetos que correspondam a cada forma da lista. Eles devem registrar o objeto encontrado ao lado da figura geométrica correspondente.

3. Apresentação dos objetos (25 minutos):

Reúna os grupos novamente e peça a cada um deles que apresente o objeto encontrado relacionado a uma determinada forma geométrica. Os alunos devem explicar por que escolheram aquele objeto e como ele se assemelha à figura geométrica em questão.

4. Criando um catálogo (20 minutos):

Entregue folhas de papel e lápis aos alunos e peça-lhes que criem um catálogo de figuras geométricas. Cada página do catálogo deve conter uma forma geométrica (cone, cilindro, esfera e bloco retangular) e um desenho de um objeto real que represente aquela forma. Eles também podem escrever uma breve descrição do objeto.

Avaliação:

Observe como os alunos relacionam as figuras geométricas espaciais a objetos familiares do mundo físico. Avalie se eles conseguem identificar exemplos dessas formas em objetos reais e se são capazes de explicar a relação entre a forma e o objeto escolhido.

Avalie também a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário