Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental
Habilidade: EF01MA14
Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
Objetivo da aula:
O objetivo desta aula é que os alunos sejam capazes de identificar e nomear as figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos. Eles irão desenvolver o reconhecimento dessas formas e sua capacidade de associá-las aos objetos do cotidiano.
Atividades:
1. Apresentação das figuras planas (15 minutos):
Inicie a aula mostrando imagens ou desenhos das figuras planas: círculo, quadrado, retângulo e triângulo. Explique brevemente as características de cada forma e forneça exemplos de objetos reais que possuam essas formas.
2. Identificação de figuras planas em desenhos (25 minutos):
Distribua folhas de papel com desenhos que contenham diferentes disposições das figuras planas estudadas. Peça aos alunos que observem atentamente os desenhos e identifiquem as figuras planas presentes em cada um. Eles devem nomear as formas encontradas e escrever ao lado do desenho.
3. Associação com objetos reais (20 minutos):
Mostre aos alunos diferentes objetos reais que possuam as formas planas estudadas. Peça-lhes que associem cada forma a um objeto correspondente. Por exemplo, associar o círculo a uma moeda, o quadrado a uma folha de papel, o retângulo a uma janela e o triângulo a uma fatia de pizza. Discuta com a turma outras possibilidades de associação.
4. Construção de figuras planas (20 minutos):
Distribua papel, lápis, régua e outros materiais de desenho aos alunos. Peça-lhes que escolham uma das formas planas estudadas e desenhem-na em tamanho grande. Eles podem recortar o desenho e fixá-lo em uma cartolina ou papel colorido para criar um mural de figuras planas.
Avaliação:
Observe como os alunos identificam e nomeiam corretamente as figuras planas em desenhos apresentados em diferentes disposições. Avalie também a associação que fazem entre as formas planas e os objetos reais, além da habilidade de construir as figuras planas com precisão.
Avalie também a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário