Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental
Habilidade: EF01MA10
Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
Objetivo da aula:
O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade de descrever os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão ou regularidade. As crianças irão observar sequências, identificar padrões e utilizar esses padrões para prever e descrever os elementos que estão faltando.
Atividades:
1. Exploração de sequências (20 minutos):
Apresente às crianças uma série de sequências de números, objetos ou figuras. Peça-lhes para observar atentamente cada sequência e tentar identificar os padrões ou regularidades presentes. Incentive-os a discutir e compartilhar suas observações com o restante da turma.
2. Previsão dos elementos ausentes (25 minutos):
Após a exploração das sequências, apresente às crianças sequências que contenham elementos ausentes. Peça-lhes para utilizar os padrões identificados anteriormente para prever e descrever quais elementos estão faltando. Incentive-os a utilizar a linguagem adequada para descrever os elementos ausentes.
3. Criação de sequências (20 minutos):
Divida as crianças em grupos e peça-lhes para criar suas próprias sequências com elementos ausentes. Eles devem pensar em um padrão ou regularidade e deixar alguns elementos em branco. Em seguida, os grupos trocam suas sequências e tentam prever e descrever os elementos ausentes nas sequências dos colegas.
4. Reflexão em grupo (15 minutos):
Realize uma reflexão em grupo para discutir as atividades realizadas. Incentive as crianças a compartilhar os padrões identificados, as sequências criadas e as estratégias utilizadas para prever e descrever os elementos ausentes. Promova uma discussão sobre a importância do reconhecimento de padrões na resolução de problemas matemáticos.
Avaliação:
Observe como as crianças estão identificando padrões, prevendo e descrevendo os elementos ausentes nas sequências. Avalie se compreendem a importância do reconhecimento de padrões na resolução de problemas matemáticos. Avalie também a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário