Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental
Habilidade: EF01MA11
Descrever a localização de pessoas e objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.
Objetivo da aula:
O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade de descrever a localização de pessoas e objetos no espaço em relação à sua própria posição. As crianças irão aprender a utilizar termos como "à direita", "à esquerda", "em frente" e "atrás" para descrever a posição de pessoas e objetos.
Atividades:
1. Exploração do ambiente (15 minutos):
Inicie a aula com uma exploração do ambiente da sala de aula. Peça às crianças para observarem os objetos e as pessoas presentes no ambiente e para descreverem suas posições em relação à sua própria posição. Incentive-os a utilizar os termos adequados, como "à direita", "à esquerda", "em frente" e "atrás".
2. Descrição de objetos (20 minutos):
Apresente às crianças diferentes objetos e peça-lhes para descrever a localização desses objetos em relação à sua própria posição. Por exemplo, pergunte onde está o lápis em relação a eles mesmos. Incentive-os a utilizar os termos corretos para descrever a posição dos objetos.
3. Jogo de direções (25 minutos):
Divida as crianças em grupos e organize um jogo de direções. Coloque objetos em diferentes posições na sala de aula e dê instruções para que as crianças encontrem os objetos utilizando os termos de localização. Por exemplo, "o livro está à direita da cadeira". Cada grupo deve encontrar o objeto correspondente às instruções.
4. Atividade de desenho (20 minutos):
Distribua folhas de papel e lápis para as crianças e peça-lhes para desenharem um cenário, como uma sala de aula. Em seguida, peça-lhes para descreverem a localização de diferentes objetos no desenho, utilizando os termos de localização aprendidos. Incentive-os a compartilhar seus desenhos e descrições com os colegas.
Avaliação:
Observe como as crianças estão descrevendo a localização de pessoas e objetos utilizando os termos corretos. Avalie se compreendem a relação entre a sua própria posição e a posição dos objetos. Avalie também a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário