segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental.EF01MA11.

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental

Habilidade: EF01MA11

Descrever a localização de pessoas e objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

Objetivo da aula:

O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade de descrever a localização de pessoas e objetos no espaço em relação à sua própria posição. As crianças irão aprender a utilizar termos como "à direita", "à esquerda", "em frente" e "atrás" para descrever a posição de pessoas e objetos.

Atividades:

1. Exploração do ambiente (15 minutos):

Inicie a aula com uma exploração do ambiente da sala de aula. Peça às crianças para observarem os objetos e as pessoas presentes no ambiente e para descreverem suas posições em relação à sua própria posição. Incentive-os a utilizar os termos adequados, como "à direita", "à esquerda", "em frente" e "atrás".

2. Descrição de objetos (20 minutos):

Apresente às crianças diferentes objetos e peça-lhes para descrever a localização desses objetos em relação à sua própria posição. Por exemplo, pergunte onde está o lápis em relação a eles mesmos. Incentive-os a utilizar os termos corretos para descrever a posição dos objetos.

3. Jogo de direções (25 minutos):

Divida as crianças em grupos e organize um jogo de direções. Coloque objetos em diferentes posições na sala de aula e dê instruções para que as crianças encontrem os objetos utilizando os termos de localização. Por exemplo, "o livro está à direita da cadeira". Cada grupo deve encontrar o objeto correspondente às instruções.

4. Atividade de desenho (20 minutos):

Distribua folhas de papel e lápis para as crianças e peça-lhes para desenharem um cenário, como uma sala de aula. Em seguida, peça-lhes para descreverem a localização de diferentes objetos no desenho, utilizando os termos de localização aprendidos. Incentive-os a compartilhar seus desenhos e descrições com os colegas.

Avaliação:

Observe como as crianças estão descrevendo a localização de pessoas e objetos utilizando os termos corretos. Avalie se compreendem a relação entre a sua própria posição e a posição dos objetos. Avalie também a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário