Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental
Habilidade: EF01MA16
Relatar em linguagem verbal ou não verbal sequência de acontecimentos relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos.
Objetivo da aula:
O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos de relatar, de forma verbal ou não verbal, a sequência de acontecimentos de um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos. Os alunos irão praticar a organização temporal e o uso de termos relacionados a horários, como manhã, tarde, noite, antes, depois, etc.
Atividades:
1. Discussão sobre a sequência de acontecimentos (10 minutos):
Inicie a aula conversando com os alunos sobre a importância de organizarmos nossas atividades ao longo do dia. Peça a eles que mencionem algumas atividades que costumam fazer em diferentes momentos do dia, como acordar, tomar café da manhã, ir para a escola, almoçar, brincar, jantar e dormir.
2. Organização temporal (20 minutos):
Entregue aos alunos uma folha de papel em branco e peça a eles que desenhem uma linha horizontal no papel para representar o tempo. Em seguida, oriente-os a desenhar símbolos ou figuras que representem as atividades do dia, em ordem cronológica, ao longo da linha do tempo. Incentive-os a usar diferentes cores para distinguir as atividades realizadas em diferentes períodos do dia.
3. Relato verbal das atividades (30 minutos):
Divida a turma em pequenos grupos e peça a cada grupo que compartilhe suas linhas do tempo e explique as atividades representadas, na sequência correta. Incentive-os a utilizar termos relacionados a horários, como manhã, tarde, noite, antes, depois, etc., ao relatarem as atividades.
4. Apresentação dos grupos (15 minutos):
Solicite que cada grupo faça uma breve apresentação para a turma, compartilhando suas linhas do tempo e explicando as atividades representadas. Incentive-os a utilizar linguagem verbal e não verbal para descrever a sequência de acontecimentos e os horários dos eventos.
Avaliação:
Observe como os alunos organizam e relatam a sequência de acontecimentos de um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos. Avalie também a capacidade deles de utilizar termos relacionados a horários, como manhã, tarde, noite, antes, depois, etc., de forma adequada.
Avalie também a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades em grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário