segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental. EF01MA07.

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental

Habilidade: EF01MA07

Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.

Objetivo da aula:

O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade de compor e decompor números de até duas ordens utilizando diferentes adições, com o suporte de material manipulável. As crianças irão compreender as características do sistema de numeração decimal, além de desenvolver estratégias de cálculo para resolver problemas.

Atividades:

1. Explorando os blocos de base 10 (15 minutos):

Forneça blocos de base 10 para cada criança. Peça-lhes para construir números de até duas ordens utilizando os blocos. Incentive-as a representar as dezenas e unidades corretamente. Por exemplo, se o número é 36, elas devem usar 3 blocos de base 10 e 6 unidades. Incentive-as a explorar diferentes combinações e a compreender a relação entre as dezenas e as unidades.

2. Jogo de adições (20 minutos):

Crie cartas com números de até duas ordens. As crianças devem formar pares de cartas que, ao serem somadas, resultem em um número específico. Por exemplo, se o número alvo é 25, as crianças devem encontrar o par de cartas que, ao serem somadas, resultam em 25. Incentive-as a utilizar estratégias de cálculo, como a contagem em grupos de 10, para resolver as adições.

3. Decomposição criativa (25 minutos):

Peça às crianças para escolherem um número de até duas ordens e representá-lo utilizando o material manipulável. Em seguida, peça-lhes para decompor o número de diferentes formas, utilizando combinações de dezenas e unidades. Por exemplo, se o número é 42, eles podem decompor como 40 + 2, 30 + 12, 20 + 22, etc. Incentive-as a encontrar o máximo de combinações possíveis e a compartilhar suas decomposições com os colegas.

4. Problemas de composição e decomposição (20 minutos):

Apresente problemas para as crianças resolverem, envolvendo a composição e decomposição de números. Por exemplo, "João tem 32 figurinhas. Ele comprou mais 10 figurinhas na loja. Quantas figurinhas ele tem agora?". Incentive-as a utilizar estratégias de cálculo mental, como a decomposição do número, para resolver os problemas.

Avaliação:

Observe como as crianças estão utilizando o material manipulável para compor e decompor números de até duas ordens. Verifique se elas compreendem as características do sistema de numeração decimal e se conseguem utilizar estratégias adequadas de cálculo para resolver problemas. Avalie também a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário