Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental
Habilidade: EF01MA01
Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
Objetivo da aula:
Ensinar as crianças a relacionar números naturais com a quantidade de objetos em situações do cotidiano.
Atividades:
1. Contagem de objetos (15 minutos):
Apresente diferentes objetos, como brinquedos, frutas ou lápis. Peça às crianças para contar a quantidade de objetos que você mostrar. Vá aumentando gradualmente a quantidade de objetos para que as crianças pratiquem a contagem.
2. Comparação de quantidades (20 minutos):
Agora, mostre duas pilhas de objetos com quantidades diferentes e pergunte às crianças qual pilha tem mais objetos e qual tem menos objetos. Discuta a ideia de "mais" e "menos" em relação às quantidades. Use os números para representar as quantidades e reforce a ideia de que os números nos ajudam a comparar e ordenar as coisas.
3. Atividade prática (25 minutos):
Distribua folhas de atividades com desenhos de diferentes objetos. Peça às crianças para escreverem o número correspondente à quantidade de objetos em cada desenho. Por exemplo, se houver três maçãs desenhadas, elas devem escrever o número 3. Caminhe pela sala e forneça suporte individual quando necessário.
4. Discussão em grupo (10 minutos):
Reúna as crianças e peça a cada uma delas para compartilhar um exemplo de uma situação cotidiana em que os números são usados para indicar quantidade ou ordem. Discuta os diferentes exemplos e reforce a ideia de que os números estão presentes em várias situações do dia a dia.
Avaliação:
Observe o engajamento das crianças durante as atividades e a compreensão delas em relação ao uso dos números como indicadores de quantidade ou ordem. Verifique se elas conseguem relacionar os números às quantidades de objetos e se conseguem identificar situações em que os números são usados como códigos de identificação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário