segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental. EF01MA05.

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental

Habilidade: EF01MA05

Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

Objetivo da aula:

Ensinar as crianças a comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas. Elas irão aprender a identificar se um número é maior, menor ou igual a outro número. A aula utilizará atividades lúdicas e práticas que envolvam jogos, brincadeiras e o uso da reta numérica para auxiliar na comparação de números.

Atividades:

1. Jogo de cartas de "Maior ou Menor" (15 minutos):

Distribua um baralho de cartas para cada par de crianças. Peça que cada par vire duas cartas e compare os números das cartas. As crianças devem identificar se o número da primeira carta é maior, menor ou igual ao número da segunda carta. Incentive-as a utilizar palavras como "maior", "menor" ou "igual" para expressar a comparação.

2. Caça ao tesouro numérico (20 minutos):

Esconda diferentes números pela sala de aula ou área externa, como cartões numerados ou adesivos. As crianças devem encontrar os números e compará-los dois a dois, expressando se um número é maior, menor ou igual ao outro. Incentive-as a utilizar gestos ou sinais para representar a comparação.

3. Uso da reta numérica (25 minutos):

Apresente uma reta numérica para as crianças, com números de até duas ordens. Peça que escolham dois números e posicionem um marcador em cada número na reta. Em seguida, peça que comparem os dois números e expressem a comparação utilizando palavras como "maior", "menor" ou "igual". Explique como a reta numérica pode ajudar na comparação de números.

4. Jogo do "Quem é o maior?" (20 minutos):

Crie cartões com diferentes números de até duas ordens. Distribua um cartão para cada criança e peça que caminhem pela sala de aula ou área externa. Quando você der o sinal, as crianças devem encontrar um colega, comparar os números em seus cartões e determinar qual é o maior número. Incentive-as a expressar a comparação verbalmente.

Avaliação:

Observe a participação e o envolvimento das crianças durante as atividades. Avalie se elas conseguem comparar corretamente os números naturais de até duas ordens em situações cotidianas. Verifique se estão expressando a comparação verbalmente de forma precisa, utilizando palavras como "maior", "menor" ou "igual". Observe também se compreendem o uso da reta numérica como suporte para a comparação de números.

Nenhum comentário:

Postar um comentário