segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental. EF01MA05.

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental

Habilidade: EF01MA05

Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

Objetivo da aula:

Ensinar as crianças a comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas. Elas irão aprender a identificar e expressar corretamente se um número é maior, menor ou igual a outro número. A aula utilizará atividades práticas, como jogos e problemas do dia a dia, e também o suporte da reta numérica para auxiliar na comparação de números.

Atividades:

1. Jogo de cartas (15 minutos):

Distribua um baralho de cartas para cada par de crianças. Peça que cada par vire uma carta do baralho e compare os números das cartas. As crianças devem identificar se um número é maior, menor ou igual ao outro. Incentive-as a usar palavras como "maior", "menor" ou "igual" para expressar a comparação.

2. Problemas do dia a dia (20 minutos):

Apresente problemas simples do cotidiano para as crianças, envolvendo comparação de números. Por exemplo, pergunte: "Se João tem 5 balas e Maria tem 3 balas, quem tem mais balas?". Incentive as crianças a identificar o número maior e expressar a comparação verbalmente.

3. Uso da reta numérica (25 minutos):

Apresente uma reta numérica para as crianças. Utilize uma fita colorida ou desenhe uma reta em um papel grande. Escreva números aleatórios na reta numérica, misturando números de até duas ordens. Peça que as crianças comparem dois números indicados na reta e expressem a comparação utilizando palavras como "maior", "menor" ou "igual".

4. Jogo de tabuleiro (20 minutos):

Crie um jogo de tabuleiro com casas numeradas. As crianças devem jogar um dado ou utilizar um cartão com números de 1 a 6 para avançar no tabuleiro. A cada jogada, elas devem comparar o número do dado ou cartão com o número da casa em que estão e expressar a comparação utilizando palavras e/ou gestos.

Avaliação:

Observe a participação e o envolvimento das crianças durante as atividades. Avalie se elas conseguem comparar corretamente os números naturais de até duas ordens em situações cotidianas. Verifique se estão expressando a comparação verbalmente de forma precisa, utilizando palavras como "maior", "menor" ou "igual". Observe também se compreendem o uso da reta numérica como suporte para a comparação de números.

Nenhum comentário:

Postar um comentário