segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental. EF01MA20.

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental

Habilidade: EF01MA20

Classificar eventos envolvendo o acaso, tais como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” e “é impossível acontecer”, em situações do cotidiano.

Objetivo da aula:

O objetivo desta aula é desenvolver a capacidade dos alunos em classificar eventos de acordo com o acaso. Os alunos irão compreender a diferença entre eventos que têm maior probabilidade de ocorrer, eventos que têm possibilidade de ocorrer e eventos que são impossíveis de ocorrer.

Atividades:

1. Discussão sobre eventos (15 minutos):

Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já vivenciaram situações em que algo aconteceu com certeza, talvez acontecesse ou era impossível acontecer. Incentive-os a compartilharem suas experiências e faça perguntas para estimular a reflexão sobre os diferentes tipos de eventos.

2. Classificação de eventos (20 minutos):

Apresente aos alunos uma lista de situações cotidianas e peça que eles classifiquem os eventos como "acontecerá com certeza", "talvez aconteça" ou "é impossível acontecer". Por exemplo, "acontecerá com certeza que o Sol irá nascer amanhã?", "talvez aconteça que chova hoje?", "é impossível acontecer que um peixe voe?". Discuta as respostas em conjunto, incentivando os alunos a justificarem suas escolhas.

3. Jogo do acaso (25 minutos):

Divida a turma em grupos e distribua cartas com diferentes eventos escritos, como "tirar um número ímpar em um dado", "ganhar na loteria", "ver um unicórnio", entre outros. Cada grupo deverá classificar os eventos como "acontecerá com certeza", "talvez aconteça" ou "é impossível acontecer". O grupo que classificar corretamente a maioria dos eventos ganha o jogo.

4. Elaboração de situações (15 minutos):

Peça que os alunos elaborem suas próprias situações cotidianas e criem eventos relacionados a elas. Eles devem trocar suas situações com um colega, que irá classificar os eventos de acordo com o acaso. Os alunos poderão compartilhar suas situações e discussões em sala de aula.

Avaliação:

Avalie a participação dos alunos durante as discussões e atividades em sala de aula. Observe se eles compreendem a diferença entre os diferentes tipos de eventos e se são capazes de justificar suas classificações.

Recursos adicionais:

Cartas com eventos escritos, dados, lousa ou quadro branco, giz ou marcadores coloridos.

Observação: Essas atividades podem ser adaptadas de acordo com a dinâmica da sala de aula e o nível de compreensão dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário