Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental
Habilidade: EF01MA20
Classificar eventos envolvendo o acaso, tais como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” e “é impossível acontecer”, em situações do cotidiano.
Objetivo da aula:
O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em classificar eventos em relação ao acaso. Os alunos irão aprender a identificar situações do cotidiano e classificar os eventos como "acontecerá com certeza", "talvez aconteça" ou "é impossível acontecer".
Atividades:
1. Introdução ao conceito de acaso (10 minutos):
Inicie a aula explicando aos alunos o que é o acaso. Utilize exemplos simples e do cotidiano para ilustrar o conceito, como jogar um dado, tirar uma carta de um baralho, ouvir o som de uma buzina na rua, entre outros.
2. Discussão sobre eventos (15 minutos):
Pergunte aos alunos sobre diferentes situações do cotidiano e peça que eles identifiquem os eventos relacionados a cada uma delas. Por exemplo, "qual é o evento de chover amanhã?", "qual é o evento de ganhar na loteria?", "qual é o evento de perder o ônibus?", entre outros. Ajude-os a compreender que eventos são acontecimentos que podem ou não ocorrer.
3. Classificação de eventos (20 minutos):
Apresente aos alunos diferentes situações e peça que eles classifiquem os eventos como "acontecerá com certeza", "talvez aconteça" ou "é impossível acontecer". Por exemplo, "é certo que todas as pessoas da sala têm cabelos pretos?", "pode acontecer de chover hoje?", "é possível ganhar na loteria com apenas um bilhete?". Incentive os alunos a justificarem suas respostas.
4. Elaboração de situações (15 minutos):
Divida a turma em grupos e peça que cada grupo elabore uma situação do cotidiano e crie três eventos relacionados a ela. Em seguida, os grupos devem trocar as situações entre si e os outros grupos deverão classificar os eventos como "acontecerá com certeza", "talvez aconteça" ou "é impossível acontecer".
Avaliação:
Avalie a capacidade dos alunos em identificar e classificar os eventos de acordo com o acaso. Observe se eles conseguem justificar suas respostas e se compreendem a diferença entre os diferentes tipos de eventos.
Recursos adicionais:
Quadro ou lousa, giz ou marcadores coloridos.
Observação: Essas atividades podem ser adaptadas de acordo com a dinâmica da sala de aula e o nível de compreensão dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário