Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental
Habilidade: EF01MA12
Descrever a localização de pessoas e objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.
Objetivo da aula:
O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade de descrever a localização de pessoas e objetos no espaço utilizando um ponto de referência. As crianças irão compreender que, para utilizar termos como "direita", "esquerda", "em cima" e "em baixo", é necessário explicitar o referencial.
Atividades:
1. Introdução ao ponto de referência (15 minutos):
Inicie a aula exibindo uma imagem de um quarto ou sala de aula no projetor ou quadro. Peça às crianças para identificarem um ponto de referência na imagem, como uma mesa ou uma cadeira. Em seguida, peça-lhes para descreverem a localização de outros objetos na imagem em relação ao ponto de referência escolhido.
2. Dança das direções (20 minutos):
Crie um jogo de dança em que as crianças devem seguir comandos de movimento que envolvam direções. Por exemplo, "dê três passos à direita", "pule para cima duas vezes". Enfatize a importância de entender o ponto de referência para executar corretamente os comandos.
3. Mapa de orientação (25 minutos):
Distribua folhas de papel e lápis para as crianças e peça-lhes para desenharem um mapa simples de um espaço conhecido, como a sala de aula ou o pátio da escola. Em seguida, peça-lhes para escolherem um ponto de referência no mapa e descreverem a localização de outros objetos em relação a esse ponto, utilizando termos de posição como "direita", "esquerda", "em cima" e "em baixo".
4. Caça ao tesouro espacial (20 minutos):
Organize uma caça ao tesouro no espaço da sala de aula. Esconda objetos pela sala e forneça instruções para que as crianças os encontrem, utilizando termos de posição e o ponto de referência escolhido. Por exemplo, "o livro está à esquerda da estante". As crianças devem utilizar as instruções e sua compreensão espacial para encontrar os objetos escondidos.
Avaliação:
Observe como as crianças estão utilizando o ponto de referência e os termos de posição para descrever a localização de pessoas e objetos. Avalie se compreendem a necessidade de explicitar o referencial ao utilizar termos como "direita", "esquerda", "em cima" e "em baixo".
Avalie também a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário