Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental
Habilidade: EF01MA12
Descrever a localização de pessoas e objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.
Objetivo da aula:
O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade de descrever a localização de pessoas e objetos no espaço utilizando um ponto de referência. As crianças irão compreender que, para utilizar termos como "direita", "esquerda", "em cima" e "em baixo", é necessário explicitar o referencial.
Atividades:
1. Introdução ao ponto de referência (15 minutos):
Inicie a aula explicando às crianças o conceito de ponto de referência. Mostre um objeto na sala de aula e peça-lhes para descrever a localização do objeto utilizando termos como "direita", "esquerda", "em cima" e "em baixo". Em seguida, explique que esses termos podem variar dependendo do ponto de referência escolhido.
2. Exploração de diferentes pontos de referência (20 minutos):
Divida as crianças em grupos e distribua diferentes objetos pela sala de aula. Peça que cada grupo escolha um ponto de referência e descreva a localização dos objetos em relação a esse ponto. Por exemplo, se o ponto de referência for a mesa do professor, eles devem descrever a posição dos objetos em relação à mesa.
3. Jogo do ponto de referência (25 minutos):
Organize um jogo em que as crianças devem utilizar diferentes pontos de referência para descrever a localização de objetos. Apresente uma série de objetos e peça-lhes para descreverem a posição de cada objeto em relação a um ponto de referência específico. Por exemplo, "a cadeira está à esquerda da mesa".
4. Atividade de desenho (20 minutos):
Distribua folhas de papel e lápis para as crianças e peça-lhes para desenharem uma sala de aula. Em seguida, peça-lhes para escolherem um ponto de referência e descreverem a localização dos objetos no desenho, utilizando os termos de posição aprendidos. Incentive-os a compartilhar seus desenhos e descrições com os colegas.
Avaliação:
Observe como as crianças estão utilizando o ponto de referência para descrever a localização de pessoas e objetos. Avalie se compreendem a necessidade de explicitar o referencial ao utilizar termos como "direita", "esquerda", "em cima" e "em baixo".
Avalie também a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário