Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental
Habilidade: EF01MA03
Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.
Objetivo da aula:
Ensinar as crianças a estimar e comparar quantidades de objetos usando estratégias como estimativa, correspondência um a um e correspondência dois a dois. Além disso, elas aprenderão a expressar se um conjunto tem mais, menos ou a mesma quantidade de elementos do que outro.
Atividades:
1. Estimativa e comparação visual (15 minutos):
Apresente dois conjuntos de objetos com quantidades diferentes, como blocos de construção ou fichas coloridas. Peça às crianças para estimarem qual conjunto tem mais e qual tem menos objetos apenas olhando para eles. Discuta suas estimativas e peça que expliquem o raciocínio por trás delas.
2. Correspondência um a um (20 minutos):
Distribua os objetos de um dos conjuntos para as crianças e peça a elas para fazerem a correspondência um a um com os objetos do outro conjunto. Por exemplo, se um conjunto tem 8 fichas e o outro tem 6, elas devem pegar 6 fichas do primeiro conjunto e colocá-las ao lado de 6 fichas do segundo conjunto para compará-los.
3. Agrupamento para comparação (20 minutos):
Apresente dois recipientes com objetos, como botões ou lápis. Peça às crianças para agruparem os objetos em pares ou conjuntos de 5, dependendo da quantidade. Em seguida, peça que comparem os conjuntos formados para determinar se um tem mais, menos ou a mesma quantidade que o outro.
4. Atividade prática (15 minutos):
Distribua fichas coloridas para as crianças e peça a elas que formem conjuntos de cores diferentes. Por exemplo, um conjunto com 4 fichas vermelhas, um conjunto com 3 fichas azuis e um conjunto com 5 fichas amarelas. Peça que elas comparem os conjuntos e indiquem qual conjunto tem mais, menos ou a mesma quantidade de fichas que os outros conjuntos.
Avaliação:
Observe a participação ativa das crianças durante as atividades e verifique se elas estão usando as estratégias de estimativa, correspondência um a um e agrupamento de maneira efetiva. Além disso, avalie se elas conseguem expressar corretamente se um conjunto tem mais, menos ou a mesma quantidade de elementos em comparação com outro conjunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário