quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. EF02MA15.

Plano de Aula - Matemática

Tema: Explorando Figuras Planas

Habilidade: EF02MA15 - Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Recursos Necessários:

  • Folhas de papel;
  • Lápis de cor;
  • Cartazes com figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo);
  • Objetos do cotidiano que representam as figuras planas;
  • Folhas de papel cartão;
  • Tesouras;
  • Cola.

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: reconhecer, comparar e nomear figuras planas, como círculo, quadrado, retângulo e triângulo, por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

2. Reconhecimento de Figuras (15 minutos)

Apresente aos alunos cartazes com figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo).

Incentive os alunos a observarem as características comuns entre as figuras e a nomearem cada figura plana.

3. Comparação de Figuras (20 minutos)

Distribua folhas de papel e lápis de cor para cada aluno.

Solicite que cada aluno escolha duas figuras planas e as desenhe no papel, lado a lado.

Incentive-os a compararem as características das figuras desenhadas e a destacarem as semelhanças e diferenças.

4. Associação com Objetos (20 minutos)

Apresente aos alunos objetos do cotidiano que representam as figuras planas, como uma moeda (círculo), um quadrado de papel (quadrado), uma folha de caderno (retângulo) e uma seta indicando uma direção (triângulo).

Solicite que os alunos observem os objetos e façam a associação com as figuras planas correspondentes.

Incentive-os a discutirem as características em comum entre os objetos e as figuras planas.

5. Construção de Figuras (15 minutos)

Distribua folhas de papel cartão, tesouras e cola.

Solicite que cada aluno escolha uma figura plana e recorte-a no papel cartão.

Incentive-os a decorarem suas figuras, utilizando lápis de cor ou outros materiais disponíveis.

6. Apresentação e Discussão (15 minutos)

Convide os alunos a apresentarem suas figuras planas para a turma, explicando qual figura escolheram e como a decoraram.

Promova a discussão em sala de aula, permitindo que os alunos compartilhem suas observações e reflitam sobre as semelhanças e diferenças entre as figuras planas.

7. Reflexão e Encerramento (10 minutos)

Reúna a turma para uma reflexão final sobre o reconhecimento, comparação e nomeação das figuras planas por meio de características comuns.

Pergunte aos alunos sobre as características comuns entre as figuras planas e como elas podem ser identificadas em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Finalize a aula reforçando a importância de reconhecer as figuras planas e sua aplicação no mundo ao nosso redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário