quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. 2º Ano. EF02MA16.

Plano de Aula - Matemática

Tema: Estimando e Medindo Comprimentos

Habilidade: EF02MA16 - Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.

Recursos Necessários:

  • Fita métrica;
  • Régua;
  • Folhas de papel;
  • Lápis de cor;
  • Objetos do cotidiano;
  • Cartolinas;
  • Tesoura;
  • Cola.

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas e polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas, como metro, centímetro e milímetro, e instrumentos adequados.

2. Estimativa de Comprimentos (15 minutos)

Apresente aos alunos objetos do cotidiano, como uma régua, uma caneta e um lápis, e solicite que eles estimem o comprimento de cada objeto.

Incentive-os a discutir suas estimativas e a justificarem suas respostas.

3. Medição de Comprimentos (20 minutos)

Distribua fitas métricas e régua para cada aluno.

Solicite que cada aluno meça o comprimento de sua sala de aula, incluindo o contorno das paredes.

Incentive-os a registrar suas medidas em uma folha de papel e a compararem os resultados entre si.

4. Comparação de Medidas (20 minutos)

Distribua cartolinas, tesoura, cola e lápis de cor para cada aluno.

Solicite que cada aluno desenhe um polígono em sua cartolina e recorte-o.

Incentive-os a medir os comprimentos dos lados do polígono utilizando a régua e a compararem as medidas com as de outros colegas.

Estimule-os a decorarem os polígonos com lápis de cor e a identificarem os lados mais curtos e mais longos.

5. Apresentação e Discussão (15 minutos)

Convide os alunos a apresentarem seus polígonos para a turma, explicando as medidas de seus lados e destacando os lados mais curtos e mais longos.

Promova a discussão em sala de aula, permitindo que os alunos compartilhem suas observações e reflitam sobre as medidas dos lados dos polígonos.

6. Reflexão e Encerramento (10 minutos)

Reúna a turma para uma reflexão final sobre a estimativa, medição e comparação de comprimentos de lados de salas e polígonos.

Pergunte aos alunos sobre suas descobertas durante as atividades e como as medidas de comprimentos podem ser úteis no dia a dia.

Finalize a aula reforçando a importância de estimar e medir comprimentos corretamente e utilizar unidades de medida adequadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário