quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. EF02MA15.

Plano de Aula - Matemática

Tema: Explorando Figuras Planas

Habilidade: EF02MA15 - Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Recursos Necessários:

  • Papel;
  • Lápis de cor;
  • Cartolina;
  • Tesoura;
  • Desenhos e imagens de figuras planas em diferentes disposições;
  • Sólidos geométricos em forma de círculo, quadrado, retângulo e triângulo.

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: reconhecer, comparar e nomear figuras planas, como círculo, quadrado, retângulo e triângulo, por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

2. Reconhecimento de Figuras (15 minutos)

Apresente aos alunos desenhos e imagens de figuras planas, como círculo, quadrado, retângulo e triângulo, em diferentes disposições.

Incentive os alunos a observarem as características comuns entre os desenhos e a nomearem cada figura plana.

3. Comparação de Figuras (20 minutos)

Distribua papéis e lápis de cor para cada aluno.

Solicite que cada aluno escolha duas figuras planas e as desenhe no papel, lado a lado.

Incentive-os a compararem as características das figuras desenhadas e a destacarem as semelhanças e diferenças.

4. Construção de Sólidos Geométricos (20 minutos)

Distribua cartolinas, tesouras e lápis de cor.

Solicite que cada aluno escolha uma cartolina e construa sólidos geométricos em forma de círculo, quadrado, retângulo e triângulo, seguindo instruções pré-determinadas.

Incentive-os a compararem as características dos sólidos geométricos com as figuras planas correspondentes.

5. Exploração e Discussão (15 minutos)

Promova uma exploração dos desenhos e sólidos geométricos criados pelos alunos.

Incentive-os a discutirem as semelhanças e diferenças entre as figuras planas e os sólidos geométricos.

Estimule-os a relacionarem as figuras planas com os sólidos geométricos correspondentes, identificando as características em comum.

6. Reflexão e Encerramento (10 minutos)

Reúna a turma para uma reflexão final sobre o reconhecimento, comparação e nomeação das figuras planas em diferentes disposições e em sólidos geométricos.

Pergunte aos alunos sobre as características comuns entre as figuras planas e como elas se relacionam com os sólidos geométricos.

Finalize a aula reforçando a importância de reconhecer as figuras planas e sua aplicação no mundo ao nosso redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário