quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. EF02MA14.

Plano de Aula - Matemática

Tema: Explorando Figuras Geométricas Espaciais

Habilidade: EF02MA14 - Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.

Recursos Necessários:

  • Objetos representativos das figuras geométricas (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera);
  • Folhas de papel;
  • Lápis de cor.

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais, como cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera, relacionando-as com objetos do mundo físico.

2. Reconhecimento de Figuras (15 minutos)

Mostre aos alunos figuras geométricas espaciais, como cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera.

Explique as características de cada figura, destacando o número de faces, vértices e arestas.

Apresente exemplos de objetos do mundo físico que se assemelham a cada figura, como uma caixa de sapatos para representar o bloco retangular ou uma bola para representar a esfera.

3. Desenho e Comparação (20 minutos)

Distribua folhas de papel e lápis de cor para cada aluno.

Solicite que cada aluno escolha uma figura geométrica e desenhe-a no papel, utilizando as cores adequadas.

Incentive-os a compararem as figuras desenhadas com objetos do mundo físico, observando semelhanças e diferenças.

4. Associação de Objetos (15 minutos)

Distribua os objetos representativos das figuras geométricas para os alunos.

Solicite que os alunos associem cada objeto com a figura geométrica correspondente, nomeando as características em comum.

Incentive-os a explorarem as figuras e objetos, manipulando-os e descrevendo suas características.

5. Criação de Cartazes (15 minutos)

Distribua cartolinas e materiais de escrita para cada grupo de alunos.

Solicite que cada grupo escolha uma figura geométrica e crie um cartaz representando a figura e objetos do mundo físico relacionados.

Incentive-os a utilizar desenhos, recortes de revistas ou materiais disponíveis para ilustrar o cartaz.

6. Apresentação dos Cartazes (10 minutos)

Convide cada grupo a apresentar seu cartaz para a turma, explicando a figura geométrica escolhida, os objetos relacionados e as características em comum.

Promova a discussão em sala de aula, permitindo que os alunos compartilhem suas observações e reflitam sobre as semelhanças e diferenças entre as figuras geométricas e os objetos do mundo físico.

7. Reflexão e Encerramento (10 minutos)

Reúna a turma para uma reflexão final sobre o reconhecimento, nomeação e comparação das figuras geométricas espaciais relacionadas com objetos do mundo físico.

Pergunte aos alunos sobre as semelhanças e diferenças que observaram entre as figuras geométricas e os objetos reais.

Finalize a aula reforçando a importância de reconhecer as figuras geométricas espaciais no mundo ao nosso redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário