quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. EF02MA14.

Plano de Aula - Matemática

Tema: Explorando Figuras Geométricas Espaciais

Habilidade: EF02MA14 - Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.

Recursos Necessários:

  • Objetos representativos das figuras geométricas (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera);
  • Folhas de papel;
  • Lápis de cor.

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais, como cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera, relacionando-as com objetos do mundo físico.

2. Reconhecimento de Figuras (15 minutos)

Apresente cada figura geométrica espacial aos alunos: cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera.

Mostre exemplos de objetos do mundo físico que se assemelham a cada figura, como uma caixa de sapatos para representar o bloco retangular ou uma bola para representar a esfera.

Incentive os alunos a observarem as características das figuras e a fazerem comparações com os objetos do mundo físico.

3. Desenho das Figuras (20 minutos)

Distribua folhas de papel e lápis de cor para cada aluno.

Solicite que cada aluno escolha uma figura geométrica e desenhe-a no papel, utilizando as cores adequadas.

Incentive-os a nomear a figura desenhada e fazer uma comparação com um objeto do mundo físico semelhante.

4. Apresentação e Discussão (15 minutos)

Convide alguns alunos a apresentarem seus desenhos e a explicarem qual figura geométrica desenharam e como a relacionaram com um objeto do mundo físico.

Incentive-os a descreverem as características da figura e a fazerem comparações com objetos reais.

Promova a discussão em sala de aula, permitindo que os alunos compartilhem suas observações e reflitam sobre as semelhanças e diferenças entre as figuras geométricas e os objetos do mundo físico.

5. Exploração dos Objetos (15 minutos)

Distribua os objetos representativos das figuras geométricas para os alunos.

Solicite que os alunos manipulem os objetos, observem suas características e façam associações com as figuras geométricas correspondentes.

Incentive-os a descreverem as semelhanças entre os objetos e as figuras geométricas.

6. Reflexão e Encerramento (10 minutos)

Reúna a turma para uma reflexão final sobre o reconhecimento, nomeação e comparação das figuras geométricas espaciais relacionadas com objetos do mundo físico.

Pergunte aos alunos sobre as semelhanças e diferenças que observaram entre as figuras geométricas e os objetos reais.

Finalize a aula reforçando a importância de reconhecer as figuras geométricas espaciais no mundo ao nosso redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário