Plano de Aula - Matemática
Tema: Roteiros e Plantas de Ambientes
Habilidade: EF02MA13 - Esboçar roteiros a ser seguidos ou plantas de ambientes familiares, assinalando entradas, saídas e alguns pontos de referência.
Recursos Necessários:
- Lápis e papel para os alunos;
- Folhas de papel quadriculado;
- Objetos representativos, como bonecos ou blocos, para representar pessoas e móveis.
Atividades:
1. Introdução (10 minutos)
Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: esboçar roteiros a serem seguidos ou plantas de ambientes familiares, assinalando entradas, saídas e alguns pontos de referência.
2. Exploração de Plantas de Ambientes (15 minutos)
Mostre aos alunos algumas plantas de ambientes familiares, como uma planta baixa de uma casa ou apartamento.
Solicite que observem a planta e identifiquem as entradas, saídas e pontos de referência representados.
Incentive-os a descreverem as características dos ambientes e a relação entre os cômodos.
3. Esboço de Roteiros (20 minutos)
Distribua folhas de papel quadriculado para cada aluno.
Solicite que cada aluno escolha um ambiente familiar, como sua sala de estar ou seu quarto, e esboce um roteiro a ser seguido neste ambiente.
Incentive-os a assinalar as entradas, saídas e alguns pontos de referência no roteiro, utilizando símbolos ou legendas.
4. Representação de Móveis e Pessoas (15 minutos)
Distribua objetos representativos, como bonecos ou blocos, para cada aluno.
Solicite que cada aluno utilize os objetos para representar os móveis e pessoas no ambiente escolhido, de acordo com o esboço de roteiro que criaram.
Incentive-os a posicionar os objetos nos lugares corretos, considerando as entradas, saídas e pontos de referência indicados no roteiro.
5. Apresentação e Discussão (15 minutos)
Convide alguns alunos a apresentarem seus esboços de roteiro e a explicarem como representaram os móveis e pessoas no ambiente escolhido.
Incentive-os a descreverem as entradas, saídas e pontos de referência que assinalaram, e a relacionarem essas características com o esboço de roteiro.
Promova a discussão em sala de aula, permitindo que os alunos compartilhem suas observações e reflitam sobre a importância de um roteiro ou planta para a organização de um ambiente.
6. Reflexão e Encerramento (10 minutos)
Reúna a turma para uma reflexão final sobre a criação de roteiros e plantas de ambientes familiares.
Pergunte aos alunos sobre as dificuldades encontradas ao esboçar o roteiro e como as informações representadas nos ajudam a entender e organizar melhor um ambiente.
Finalize a aula reforçando a importância de esboçar roteiros e plantas para orientar a movimentação e organização dos espaços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário