quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. 2º ano. EF02MA12.

Plano de Aula - Matemática

Tema: Explorando Localização e Deslocamento no Espaço

Habilidade: EF02MA12 - Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.

Recursos Necessários:

  • Lápis e papel para os alunos;
  • Mapa do ambiente escolar ou da sala de aula;
  • Objetos de diferentes tamanhos e cores.

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.

2. Exploração do Ambiente Escolar (15 minutos)

Distribua mapas do ambiente escolar para cada aluno.

Solicite que observem o mapa e identifiquem os pontos de referência presentes no ambiente.

Incentive-os a descreverem a localização de pessoas e objetos utilizando linguagem verbal ou não verbal.

3. Deslocamento de Objetos (20 minutos)

Distribua objetos de diferentes tamanhos e cores para cada grupo de alunos.

Solicite que cada grupo escolha um objeto e o desloque pelo espaço da sala de aula.

Incentive-os a registrar os deslocamentos utilizando linguagem verbal ou não verbal, indicando as mudanças de direção e de sentido.

4. Apresentação e Discussão (15 minutos)

Convide alguns grupos a apresentarem seus registros de deslocamento para a turma.

Incentive-os a explicar a localização inicial, os pontos de referência utilizados, as mudanças de direção e de sentido, e a localização final após o deslocamento do objeto.

Promova a discussão em sala de aula, permitindo que os alunos comparem os registros e identifiquem as semelhanças e diferenças nos deslocamentos.

5. Desafio de Deslocamento Individual (15 minutos)

Proponha um desafio de deslocamento individual aos alunos, utilizando um objeto de tamanho e cor diferente.

Solicite que cada aluno registre o deslocamento do objeto pelo espaço da sala de aula, considerando os pontos de referência e indicando as mudanças de direção e de sentido.

Incentive-os a utilizar linguagem verbal ou não verbal em seus registros.

6. Reflexão e Encerramento (10 minutos)

Reúna a turma para uma reflexão final sobre a identificação e registro de localização e deslocamento no espaço.

Pergunte aos alunos sobre os desafios encontrados ao registrar os deslocamentos e como os pontos de referência foram importantes para a localização.

Finalize a aula reforçando a importância de considerar múltiplos pontos de referência ao identificar e registrar a localização e os deslocamentos de pessoas e objetos no espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário