Plano de Aula - Matemática
Tema: Localização e Deslocamento de Pessoas e Objetos
Habilidade: EF02MA12 - Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.
Recursos Necessários:
- Lápis e papel para os alunos;
- Mapa ou representação gráfica do espaço da sala de aula ou de um ambiente conhecido;
- Objetos manipuláveis, como bonecos ou blocos, para representar pessoas e objetos.
Atividades:
1. Introdução (10 minutos)
Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.
2. Exploração do Espaço da Sala de Aula (15 minutos)
Distribua um mapa ou representação gráfica do espaço da sala de aula ou de um ambiente conhecido para cada aluno.
Solicite que observem o mapa e identifiquem os pontos de referência presentes.
Incentive-os a descreverem a localização de pessoas e objetos no espaço utilizando linguagem verbal ou não verbal.
3. Representação dos Deslocamentos (20 minutos)
Distribua objetos manipuláveis, como bonecos ou blocos, para representar pessoas e objetos.
Solicite que os alunos realizem deslocamentos com os objetos no espaço da sala de aula ou em cima do mapa, considerando os pontos de referência.
Incentive-os a registrar os deslocamentos utilizando linguagem verbal ou não verbal, indicando as mudanças de direção e de sentido.
4. Apresentação e Discussão (15 minutos)
Convide alguns alunos a apresentarem seus registros de deslocamento para a turma.
Incentive-os a explicar a localização inicial, os pontos de referência utilizados, as mudanças de direção e de sentido, e a localização final após o deslocamento.
Promova a discussão em sala de aula, permitindo que os alunos comparem os registros e identifiquem as semelhanças e diferenças nos deslocamentos.
5. Desafio de Deslocamento (15 minutos)
Proponha um desafio de deslocamento aos alunos, utilizando um objeto manipulável no espaço da sala de aula ou no mapa.
Solicite que cada aluno registre o deslocamento do objeto, considerando os pontos de referência e indicando as mudanças de direção e de sentido.
Incentive-os a utilizar linguagem verbal ou não verbal em seus registros.
6. Reflexão e Encerramento (10 minutos)
Reúna a turma para uma reflexão final sobre a identificação e registro de localização e deslocamento no espaço.
Pergunte aos alunos sobre os desafios encontrados ao registrar os deslocamentos e como os pontos de referência foram importantes para a localização.
Finalize a aula reforçando a importância de considerar múltiplos pontos de referência ao identificar e registrar a localização e os deslocamentos de pessoas e objetos no espaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário