Plano de Aula - Composição e Decomposição de Números
Habilidade:
EF02MA04 - Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
Objetivos:
- Compor números naturais de até três ordens utilizando material manipulável;
- Decompor números naturais de até três ordens utilizando material manipulável;
- Explorar diferentes estratégias de adição para compor e decompor números.
Recursos Necessários:
- Material manipulável (exemplos: blocos de base 10, palitos, fichas, etc.);
- Lousa e giz;
- Folhas de papel e lápis;
- Jogos ou atividades relacionadas à composição e decomposição de números (opcional).
Atividades:
1. Composição de Números:
Apresente aos alunos um conjunto de cartões com algarismos (ex: 2, 3, 6). Peça aos alunos que peguem os cartões e componham números utilizando diferentes algarismos. Por exemplo, eles podem compor o número 236 usando os cartões 2, 3 e 6. Incentive-os a utilizar diferentes combinações de algarismos e a explorar as possibilidades de composição.
2. Decomposição de Números:
Distribua cartões com números para os alunos (ex: 427). Peça a eles que decomponham o número utilizando diferentes estratégias. Por exemplo, eles podem decompor o número 427 em 400 + 20 + 7 ou em 300 + 120 + 7. Incentive-os a explorar diferentes formas de decomposição e a compartilhar suas estratégias com a turma.
3. Explorando Estratégias de Adição:
Promova uma discussão em sala de aula sobre diferentes estratégias de adição que os alunos podem utilizar para compor e decompor números. Por exemplo, eles podem utilizar a adição sequencial de unidades, dezenas e centenas, ou a adição de múltiplos de 10. Incentive-os a compartilhar suas ideias e experiências.
4. Atividades Práticas:
Divida a turma em grupos e distribua material manipulável (ex: blocos de base 10, palitos, fichas) para cada grupo. Peça aos alunos que componham números de até três ordens utilizando o material manipulável. Eles também podem trocar seus números com outros grupos para realizar a decomposição. Incentive-os a utilizar diferentes estratégias de adição e a explicar suas escolhas.
5. Registro e Reflexão:
Peça aos alunos que registrem suas composições e decomposições em uma folha de papel. Incentive-os a explicar as estratégias que utilizaram e a refletir sobre as diferentes formas de compor e decompor números. Discuta as diferentes abordagens utilizadas pela turma.
Avaliação:
Para avaliar o aprendizado dos alunos, observe a participação deles durante as atividades, suas estratégias de composição e decomposição de números, além da precisão de suas respostas. Também pode ser útil revisar os registros dos alunos e realizar discussões em grupo para verificar sua compreensão das diferentes estratégias utilizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário