quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Comparar e Ordenar Números. EF02MA01.

Plano de Aula - Comparar e Ordenar Números

Plano de Aula - Comparar e Ordenar Números

Habilidade:

EF02MA01 - Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

Objetivos:

  • Compreender o valor posicional dos algarismos em números de até três dígitos;
  • Comparar e ordenar números naturais utilizando a compreensão do sistema de numeração decimal;
  • Reconhecer a função do zero no sistema de numeração decimal.

Recursos Necessários:

  • Lousa e giz;
  • Folhas de atividades impressas;
  • Lápis ou canetas coloridas;
  • Cartazes com números de até três dígitos;
  • Jogos educativos de ordenação numérica (opcional).

Atividades:

1. Explorando o Valor Posicional:

Apresente aos alunos cartazes com números de até três dígitos. Peça para observarem os algarismos de cada número e identificarem o valor posicional deles. Em seguida, faça perguntas como:

  • "Qual é o maior algarismo que pode ocupar a posição das centenas?"
  • "Qual é o menor algarismo que pode ocupar a posição das unidades?"
  • "O que acontece quando um algarismo é colocado na posição das dezenas?"

2. Comparando Números:

Distribua folhas de atividades com diferentes conjuntos de números de até três dígitos. Peça para os alunos compararem os números e preencherem os espaços em branco com os símbolos de maior que (>), menor que (<) ou igual (=). Incentive a utilização dos conceitos de valor posicional discutidos anteriormente.

3. Ordenando Números:

Divida a turma em grupos e distribua cartas com números de até três dígitos para cada grupo. Peça para os alunos organizarem as cartas em ordem crescente ou decrescente, formando sequências numéricas. Em seguida, discuta em conjunto as sequências formadas e reforce a compreensão do sistema de numeração decimal.

4. Função do Zero:

Converse com os alunos sobre a importância do zero no sistema de numeração decimal. Explique que o zero representa uma posição vazia e tem a função de ocupar espaços quando não há outros algarismos. Mostre exemplos de números onde o zero é necessário para representar corretamente a quantidade, como 304, 402 e 509.

Avaliação:

Para avaliar o aprendizado dos alunos, solicite que eles resolvam algumas atividades individuais, como ordenar números ou completar sequências numéricas. Observe se eles aplicam corretamente os conceitos de comparação, ordenação e valor posicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário