quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Fatos Básicos da Adição e Subtração. EF02MA05.

Plano de Aula - Fatos Básicos da Adição e Subtração

Plano de Aula - Fatos Básicos da Adição e Subtração

Habilidade:

EF02MA05 - Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Objetivos:

  • Construir fatos básicos da adição e subtração;
  • Utilizar os fatos básicos no cálculo mental ou escrito;
  • Desenvolver habilidades de cálculo mental e escrito.

Recursos Necessários:

  • Lousa e giz;
  • Fichas de números (ou cartões com números);
  • Folhas de papel e lápis;
  • Jogos ou atividades relacionadas aos fatos básicos da adição e subtração (opcional).

Atividades:

1. Construindo Fatos Básicos:

Inicie a aula revisando os fatos básicos da adição e subtração com a turma. Explique que os fatos básicos são operações matemáticas que são frequentemente utilizadas e que podem ser lembradas de forma rápida. Exemplos de fatos básicos incluem 2+2=4, 5+3=8, 10-4=6, etc. Peça aos alunos que construam fatos básicos adicionais, escrevendo-os em fichas de números ou cartões.

2. Praticando o Cálculo Mental:

Divida a turma em duplas ou grupos pequenos. Distribua fichas de números (ou cartões) para cada grupo. Peça para os alunos, em turnos, escolherem duas fichas e realizarem o cálculo mental da adição ou subtração correspondente. Eles devem utilizar os fatos básicos que construíram anteriormente. Incentive-os a resolver o maior número de operações em um determinado tempo.

3. Registro dos Fatos Básicos:

Peça aos alunos que registrem os fatos básicos que construíram em uma folha de papel. Eles podem organizar os fatos em tabelas, agrupando por operação (adição ou subtração) ou por semelhanças (ex: fatos que envolvem o número 5). Incentive-os a decorar esses fatos básicos e a utilizá-los em suas atividades de cálculo.

4. Atividades Práticas:

Proporcione atividades práticas envolvendo o cálculo mental ou escrito utilizando os fatos básicos da adição e subtração. Os alunos podem resolver problemas, desafios matemáticos, jogos ou realizar atividades de cálculo com os fatos básicos como base. Incentive-os a utilizar os fatos construídos durante as atividades.

Avaliação:

Para avaliar o aprendizado dos alunos, observe sua participação nas atividades, sua habilidade em construir e utilizar os fatos básicos da adição e subtração, além da precisão de seus cálculos mentais ou escritos. Também pode ser útil aplicar questionários ou propor situações-problema para que os alunos apliquem seus conhecimentos em diferentes contextos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário