quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Comparação de Quantidades em Conjuntos. EF02MA03.

Plano de Aula - Comparação de Quantidades em Conjuntos

Plano de Aula - Comparação de Quantidades em Conjuntos

Habilidade:

EF02MA03 - Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.

Objetivos:

  • Comparar quantidades de objetos em conjuntos por estimativa e correspondência;
  • Identificar se um conjunto tem mais, menos ou a mesma quantidade de objetos em relação a outro;
  • Descrever a diferença quantitativa entre os conjuntos, quando aplicável.

Recursos Necessários:

  • Objetos de coleções (exemplos: botões, lápis, fichas, etc.);
  • Lousa e giz;
  • Folhas de papel e lápis;
  • Régua;
  • Jogos ou atividades relacionadas à comparação de quantidades (opcional).

Atividades:

1. Estimativa de Quantidades:

Apresente dois conjuntos de objetos de diferentes tamanhos (por exemplo, um conjunto com 10 lápis e outro com 5 botões). Peça aos alunos que façam uma estimativa de quantos objetos há em cada conjunto.

2. Correspondência e Comparação:

Divida a turma em duplas ou grupos pequenos. Distribua os objetos dos conjuntos entre os alunos. Peça para eles fazerem a correspondência um a um entre os objetos dos conjuntos e compararem as quantidades.

3. Discussão e Registro:

Reúna a turma e promova uma discussão sobre as comparações feitas pelos alunos. Peça para eles compartilharem suas observações sobre qual conjunto tem mais, menos ou a mesma quantidade de objetos. Encoraje-os a justificar suas respostas. Registre as observações e conclusões na lousa.

4. Atividades Práticas:

Proporcione atividades práticas envolvendo a comparação de quantidades. Isso pode incluir jogos de correspondência, atividades de contagem e comparação de conjuntos, ou resolução de problemas relacionados à comparação de quantidades. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos para resolver as atividades.

5. Descrição das Diferenças:

Peça aos alunos que descrevam as diferenças quantitativas entre os conjuntos quando um tiver mais objetos do que o outro. Por exemplo, se um conjunto tem 10 objetos e o outro tem 5, a diferença é de 5 objetos a mais. Incentive-os a usar palavras como "a mais" e "a menos" em suas descrições.

Avaliação:

Para avaliar o aprendizado dos alunos, observe a participação deles durante as atividades, suas estratégias de estimativa e correspondência, além da precisão de suas comparações e descrições das diferenças quantitativas. Também pode ser útil aplicar questionários ou propor situações-problema para que os alunos apliquem suas habilidades em comparação de quantidades.

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