Plano de Aula - Comparação de Quantidades em Conjuntos
Habilidade:
EF02MA03 - Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.
Objetivos:
- Comparar quantidades de objetos em conjuntos por estimativa e correspondência;
- Identificar se um conjunto tem mais, menos ou a mesma quantidade de objetos em relação a outro;
- Descrever a diferença quantitativa entre os conjuntos, quando aplicável.
Recursos Necessários:
- Objetos de coleções (exemplos: botões, lápis, fichas, etc.);
- Lousa e giz;
- Folhas de papel e lápis;
- Régua;
- Jogos ou atividades relacionadas à comparação de quantidades (opcional).
Atividades:
1. Estimativa de Quantidades:
Apresente dois conjuntos de objetos de diferentes tamanhos (por exemplo, um conjunto com 10 lápis e outro com 5 botões). Peça aos alunos que façam uma estimativa de quantos objetos há em cada conjunto.
2. Correspondência e Comparação:
Divida a turma em duplas ou grupos pequenos. Distribua os objetos dos conjuntos entre os alunos. Peça para eles fazerem a correspondência um a um entre os objetos dos conjuntos e compararem as quantidades.
3. Discussão e Registro:
Reúna a turma e promova uma discussão sobre as comparações feitas pelos alunos. Peça para eles compartilharem suas observações sobre qual conjunto tem mais, menos ou a mesma quantidade de objetos. Encoraje-os a justificar suas respostas. Registre as observações e conclusões na lousa.
4. Atividades Práticas:
Proporcione atividades práticas envolvendo a comparação de quantidades. Isso pode incluir jogos de correspondência, atividades de contagem e comparação de conjuntos, ou resolução de problemas relacionados à comparação de quantidades. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos para resolver as atividades.
5. Descrição das Diferenças:
Peça aos alunos que descrevam as diferenças quantitativas entre os conjuntos quando um tiver mais objetos do que o outro. Por exemplo, se um conjunto tem 10 objetos e o outro tem 5, a diferença é de 5 objetos a mais. Incentive-os a usar palavras como "a mais" e "a menos" em suas descrições.
Avaliação:
Para avaliar o aprendizado dos alunos, observe a participação deles durante as atividades, suas estratégias de estimativa e correspondência, além da precisão de suas comparações e descrições das diferenças quantitativas. Também pode ser útil aplicar questionários ou propor situações-problema para que os alunos apliquem suas habilidades em comparação de quantidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário