quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. 3º Ano. EF03MA01.

Plano de Aula - Matemática

Tema: Leitura, Escrita e Comparação de Números Naturais

Habilidade: EF03MA01 - Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna.

Recursos Necessários:

  • Quadro branco e marcadores;
  • Folhas de papel;
  • Lápis de cor;
  • Atividades impressas com números para leitura, escrita e comparação.

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna.

2. Leitura de Números (15 minutos)

Escreva alguns números no quadro branco, como 438, 2.156 e 7.392.

Solicite aos alunos que leiam os números em voz alta, observando a ordem dos algarismos e a separação das unidades, dezenas, centenas e milhares.

3. Escrita de Números (20 minutos)

Distribua folhas de papel para os alunos.

Solicite que escrevam números de até a ordem de unidade de milhar, prestando atenção à ordem dos algarismos e à separação das unidades, dezenas, centenas e milhares.

Incentive-os a utilizar lápis de cor para destacar cada posição dos algarismos.

4. Comparação de Números (20 minutos)

Distribua atividades impressas com números para leitura, escrita e comparação.

Solicite que os alunos comparem os números presentes nas atividades, utilizando os sinais de maior que, menor que e igual a.

Incentive-os a estabelecer relações entre os registros numéricos e as expressões em língua materna para realizar as comparações.

5. Jogos de Comparação (15 minutos)

Divida a turma em duplas e forneça cartas numeradas de 0 a 9.

Explique que os alunos deverão formar números de até a ordem de unidade de milhar utilizando as cartas e realizar a comparação entre os números formados.

Incentive-os a justificar suas comparações utilizando a linguagem matemática adequada.

6. Discussão em Grupo (10 minutos)

Reúna a turma para uma discussão sobre as atividades e os jogos realizados.

Incentive-os a compartilhar suas estratégias de leitura, escrita e comparação de números.

7. Aplicação Prática (15 minutos)

Peça aos alunos que, individualmente, escrevam e comparem números de até a ordem de unidade de milhar em situações cotidianas, como a quantidade de pessoas em um evento, o número de objetos em uma coleção, entre outros exemplos.

Incentive-os a registrar as comparações e justificar suas respostas utilizando a linguagem matemática adequada.

8. Conclusão e Encerramento (10 minutos)

Reúna a turma para uma conclusão final sobre a importância de ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar.

Finalize a aula reforçando a importância dessas habilidades para a compreensão e resolução de situações cotidianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário