quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Estimativas e Contagem de Objetos. EF02MA02.

Plano de Aula - Estimativas e Contagem de Objetos

Plano de Aula - Estimativas e Contagem de Objetos

Habilidade:

EF02MA02 - Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades).

Objetivos:

  • Realizar estimativas de quantidades de objetos em coleções;
  • Utilizar estratégias diversas para fazer estimativas;
  • Registrar os resultados da contagem de objetos em coleções (até 1000 unidades).

Recursos Necessários:

  • Objetos de coleções (exemplos: botões, lápis, fichas, etc.);
  • Lousa e giz;
  • Folhas de papel e lápis;
  • Régua;
  • Jogos ou atividades relacionadas à contagem e estimativas (opcional).

Atividades:

1. Estimando a Quantidade:

Apresente aos alunos uma coleção de objetos, como botões ou lápis. Peça para eles fazerem uma estimativa da quantidade de objetos na coleção. Incentive-os a explicar suas estratégias para chegar à estimativa, como agrupar em dezenas ou utilizar comparações com outras coleções conhecidas.

2. Registro e Comparação:

Após as estimativas, distribua folhas de papel e peça para os alunos registrarem suas estimativas e o método utilizado. Em seguida, faça a contagem real dos objetos em conjunto com a turma. Compare as estimativas feitas pelos alunos com o resultado real e discuta as diferenças.

3. Explorando a Contagem:

Divida a turma em pequenos grupos e distribua objetos de coleções para cada grupo. Peça para eles realizarem a contagem dos objetos e registrarem os resultados. Incentive-os a utilizar estratégias de contagem eficientes, como agrupar objetos em dezenas ou centenas.

4. Atividades Práticas:

Proporcione atividades práticas envolvendo contagem e estimativas, como jogos de contagem, atividades de adição e subtração com objetos de coleções, ou resolução de problemas relacionados à contagem. Essas atividades ajudam os alunos a consolidar as habilidades de estimar e contar objetos em diferentes contextos.

Avaliação:

Para avaliar o aprendizado dos alunos, observe a participação deles durante as atividades, suas estratégias de estimativas e contagem, além da precisão de seus registros. Também pode ser útil aplicar questionários ou propor situações-problema para que os alunos apliquem suas habilidades em estimativas e contagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário