quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. 3º Ano. EF03MA28.

Plano de Aula - Matemática

Tema: Pesquisa e Organização de Dados

Habilidade: EF03MA28 - Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elementos, organizar os dados coletados utilizando listas, tabelas simples ou de dupla entrada e representá-los em gráficos de colunas simples, com e sem uso de tecnologias digitais.

Recursos Necessários:

  • Papel
  • Canetas
  • Tecnologias digitais (opcional)

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula explicando aos alunos o conceito de pesquisa e a importância de coletar dados.

Discuta sobre a diferença entre variáveis categóricas e numéricas, destacando que as variáveis categóricas são características que podem ser classificadas em diferentes categorias.

2. Definição do Universo e das Variáveis (15 minutos)

Explique aos alunos que eles realizarão uma pesquisa com um universo de até 50 elementos.

Solicite que eles escolham uma variável categórica de seu interesse para ser investigada, como cor preferida, animal de estimação, gênero musical favorito, entre outros.

3. Coleta de Dados (20 minutos)

Instrua os alunos a realizar a coleta de dados, entrevistando seus colegas, familiares ou outras pessoas do ambiente escolar.

Peça que eles registrem as respostas de cada indivíduo em uma lista ou tabela simples.

4. Organização dos Dados (15 minutos)

Solicite que os alunos organizem os dados coletados em uma tabela de dupla entrada, com as categorias da variável categórica nas colunas e os indivíduos na primeira coluna.

Se preferirem, os alunos podem utilizar tecnologias digitais para organizar os dados, como planilhas eletrônicas.

5. Representação em Gráficos (20 minutos)

Explique aos alunos como criar gráficos de colunas simples para representar os dados coletados.

Mostre a eles diferentes formas de representação, tanto utilizando papel e caneta como tecnologias digitais.

6. Apresentação dos Resultados (15 minutos)

Cada aluno deve apresentar seus resultados, compartilhando a variável investigada, os dados coletados, a tabela de dupla entrada e o gráfico de colunas simples.

Promova uma discussão em sala de aula sobre as diferentes categorias mais e menos frequentes identificadas pelos alunos.

7. Conclusão e Encerramento (10 minutos)

Reúna a turma para uma conclusão final sobre a importância da realização de pesquisas, da organização dos dados coletados e da representação gráfica para a compreensão de informações.

Destaque como os gráficos de colunas simples facilitam a visualização das frequências e comparações entre as categorias.

Finalize a aula incentivando os alunos a utilizar essas habilidades de pesquisa e organização de dados em situações reais e em outros contextos de aprendizagem.

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