Plano de Aula - Missão Planeta Verde: Construindo um Filtro de Água Caseiro
Tema: Missão Planeta Verde: Construindo um Filtro de Água Caseiro
Disciplina: Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM)
Série/Ano: Ensino Fundamental
Duração: 2 aulas de 50 minutos
1. Objetivos de Aprendizagem
1.1 Objetivos Gerais
Despertar a curiosidade e o interesse dos alunos pela importância da água potável e pela preservação do meio ambiente.
Promover o desenvolvimento da criatividade, da investigação científica, do pensamento crítico e da resolução de problemas.
Incentivar o trabalho em equipe, a colaboração e a comunicação entre os alunos.
Estimular a consciência ambiental e a responsabilidade com o uso da água.
1.2 Objetivos Específicos
Ao final da aula, os alunos serão capazes de:
Compreender a importância da água potável para a vida humana e para o meio ambiente.
Identificar os diferentes tipos de poluição da água e seus impactos.
Descrever o processo de filtragem da água e seus benefícios.
Construir um filtro de água caseiro utilizando materiais simples e reciclados.
Testar o funcionamento do filtro de água e observar seus resultados.
Registrar suas descobertas e reflexões em desenhos, anotações ou apresentações.
Trabalhar em equipe para alcançar um objetivo comum.
2. Conteúdos
Conceitos: Água potável, poluição da água, filtragem da água, materiais reciclados.
Procedimentos: Construção de um filtro de água caseiro, experimentos com água filtrada, registro de dados e reflexões.
3. Atividades
Aula 1
Iniciando a Missão Planeta Verde
Apresentação do tema "Missão Planeta Verde: Construindo um Filtro de Água Caseiro" através de uma história envolvente, imagens, vídeos ou músicas que despertem a curiosidade dos alunos.
Discussão em grupo sobre a importância da água potável e os desafios relacionados à sua preservação.
Apresentação dos objetivos da aula e do que os alunos aprenderão ao longo da missão.
Desvendando os Segredos da Água
Exibição de um vídeo animado ou apresentação sobre a importância da água potável e os diferentes tipos de poluição da água (poluição química, física e biológica).
Discussão em grupo sobre os impactos da poluição da água no meio ambiente e na saúde humana.
Elaboração de um mural colaborativo com desenhos, recortes e anotações sobre os problemas da água potável.
A Ciência por Trás da Filtragem
Explicação do processo de filtragem da água e seus benefícios para a remoção de impurezas.
Demonstração de diferentes métodos de filtragem da água, como filtragem por areia, carvão ativado e filtros caseiros.
Discussão em grupo sobre a importância da filtragem da água para o consumo humano.
Aula 2
Construindo um Filtro de Água Caseiro
Distribuição de materiais reciclados (garrafas PET, algodão, areia fina, cascalho, etc.) para cada grupo de alunos.
Orientação para a construção de um filtro de água caseiro utilizando os materiais reciclados.
Incentivar a criatividade e a originalidade dos grupos na construção do filtro.
Exposição dos filtros construídos pelos grupos para a turma, com cada grupo explicando o funcionamento do seu filtro.
Testando e Observando
Realização de um experimento para testar o funcionamento do filtro de água caseiro.
Cada grupo filtrará água suja utilizando o seu filtro e comparará a água filtrada com a água original.
Observação e registro das características da água filtrada (cor, odor, sabor).
Discussão em grupo sobre os resultados do experimento e a importância da filtragem da água.
Compartilhando Descobertas e Ações
Elaboração de um cartaz com dicas de como economizar água e proteger o meio ambiente, com desenhos, frases e palavras de conscientização.
Apresentação dos cartazes para a turma e compromisso individual de colocar em prática as dicas para proteger o Planeta Verde.
4. Metodologia
Abordagem: Construtivista e Investigativa
Estratégias de Ensino: Aprendizagem por descoberta; Experimentação; Trabalho em equipe; Discussão; Resolução de problemas;
5. Recursos Didáticos
Materiais reciclados (garrafas PET transparentes, algodão, gaze, areia fina, cascalho pequeno, pedrinhas coloridas [opcional], tesouras, estiletes [com supervisão de um adulto], canetas, lápis e papel).
Recipientes transparentes para a água (copos, vidros).
Substâncias para simular poluição da água (corante alimentício, pedacinhos de terra).
Imagens e vídeos sobre água potável, poluição da água e filtragem.
Cartaz em branco ou papel para a elaboração do cartaz de conscientização.
6. Avaliação
6.1 Critérios de Avaliação
Participação nas atividades em grupo.
Criatividade e originalidade na construção do filtro de água caseiro.
Compreensão do processo de filtragem e sua importância.
Capacidade de registrar observações e resultados do experimento.
Trabalho em equipe e colaboração.
6.2 Instrumentos de Avaliação
Observação durante as atividades.
Registro fotográfico ou desenho das etapas de construção do filtro.
Participação na discussão sobre os resultados do experimento.
Avaliação do cartaz de conscientização quanto à clareza da mensagem e criatividade.
Observações
É importante adaptar a complexidade do filtro de água caseiro de acordo com a idade e habilidades dos alunos do 1º ano.
O professor deve supervisionar o uso de materiais como tesouras e estiletes, garantindo a segurança dos alunos.
Esta aula pode ser enriquecida com a leitura de histórias infantis sobre a importância da água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário