Plano de Aula - Atividade STEAM
Tema: Construindo um Robô Movido a Energia Solar
Disciplina: Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEAM)
Série/Ano: Ensino Fundamental
Duração: 2 aulas de 50 minutos
1.Objetivos de Aprendizagem
1.1 Objetivos Gerais
Despertar a curiosidade e o interesse dos alunos pelas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Promover o desenvolvimento da criatividade, da resolução de problemas e do trabalho em equipe.
Incentivar a exploração de diferentes formas de energia e sua aplicação prática.
1.2 Objetivos Específicos
Ao final da aula, os alunos serão capazes de:
Identificar os componentes básicos de um robô.
Descrever o funcionamento de um painel solar.
Construir um robô simples utilizando materiais reciclados.
Testar e ajustar o funcionamento do robô movido a energia solar.
Trabalhar em equipe para alcançar um objetivo comum.
2. Conteúdos
Conceitos: Robótica, energia solar, energia renovável, materiais reciclados.
Procedimentos: Construção de um robô simples, utilização de materiais reciclados, aplicação de energia solar.
3. Atividades
Aula 1:
Apresentação do tema: Robôs e energia solar.
Discussão em grupo sobre os conhecimentos prévios dos alunos sobre robôs e energia solar.
Demonstração de um robô movido a energia solar.
Explicação dos componentes básicos de um robô.
Apresentação dos materiais reciclados que serão utilizados na construção do robô.
Distribuição dos materiais para os grupos de alunos.
Construção do robô pelos alunos em grupo.
Aula 2:
Revisão dos conteúdos da aula 1.
Testes e ajustes do funcionamento dos robôs.
Apresentação dos robôs pelos grupos para a turma.
Discussão sobre os desafios e as soluções encontradas durante a construção dos robôs.
Reflexão sobre a importância da energia solar e da utilização de materiais reciclados.
4. Metodologia
Abordagem: Construtivista
Estratégias de Ensino: Aprendizagem por investigação; Trabalho em equipe; Resolução de problemas; Demonstração; Discussão.
5. Recursos Didáticos
Materiais reciclados (garrafas PET, caixas de papelão, canudos, etc.)
Painéis solares pequenos
Motores elétricos
Baterias pequenas
Fios
Cola quente
Tesouras
Estiletes
Canetas
Lápis
Papel
6. Avaliação
Critérios de Avaliação: Participação nas atividades em grupo. Criatividade e originalidade na construção do robô. Funcionamento do robô movido a energia solar. Trabalho em equipe e colaboração.
6.1 Instrumentos de Avaliação:
Observação durante as atividades.
Registro fotográfico das etapas da construção do robô.
Apresentação dos robôs para a turma.
Observações:
Este plano de aula pode ser adaptado de acordo com a realidade da turma e dos materiais disponíveis na escola.
É importante garantir a segurança dos alunos durante a manipulação dos materiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário