quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. EF01MA01.

Plano de Aula - Matemática

Objetivo: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

Habilidade:

EF01MA01 - Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

Recursos Necessários:

  • Lápis e papel para os alunos.
  • Cartelas com números e objetos para contagem.
  • Atividades impressas para prática.

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula reunindo os alunos em roda e introduza o conceito de números naturais como indicador de quantidade e ordem.

Explique a diferença entre números que contam ou ordenam objetos e números que são usados como códigos de identificação, como números de telefone ou placas de carro.

2. Atividade de contagem (15 minutos)

Distribua cartelas numeradas e objetos para contagem, como botões ou palitos de picolé.

Peça aos alunos que contem e coloquem a quantidade correta de objetos na cartela correspondente aos números.

3. Atividade de ordenação (15 minutos)

Peça aos alunos que organizem os números de uma forma sequencial, do menor para o maior.

Utilize cartelas com números embaralhados e peça para que os alunos organizem em ordem crescente ou decrescente.

4. Discussão em grupo (10 minutos)

Reúna todos os alunos novamente em roda e promova uma discussão sobre as atividades realizadas.

Pergunte sobre as diferenças entre os números que foram usados para contar, ordenar ou como códigos de identificação.

5. Atividades práticas individuais (20 minutos)

Distribua atividades impressas para cada aluno realizar individualmente.

As atividades devem abordar situações em que os alunos precisam usar números para contar, ordenar ou identificar.

6. Conclusão e revisão (10 minutos)

Reúna a turma novamente e faça uma revisão dos conceitos trabalhados durante a aula.

Incentive os alunos a compartilharem suas respostas das atividades individuais e esclareça eventuais dúvidvidas.

Avaliação:

Durante a realização das atividades individuais, observe a compreensão dos alunos em relação aos diferentes usos dos números, seja para contar, ordenar ou identificar.

Também avalie a capacidade dos alunos em realizar as atividades de forma correta e precisa.

Observações adicionais:

Faça uso de recursos visuais, como cartelas numeradas e objetos para contagem, para auxiliar na compreensão dos conceitos.

Estimule os alunos a trazerem exemplos de situações reais em que os números são utilizados como indicadores de quantidade, ordem ou código de identificação.

Reforce a importância do uso correto dos números em diferentes contextos, desenvolvendo assim a habilidade proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário