quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental. EF01MA01.

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental

Habilidade: EF01MA01

Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

Objetivo da aula:

Ensinar as crianças a reconhecer e utilizar números naturais como indicadores de quantidade e ordem em situações do cotidiano.

Atividades:

1. Introdução (10 minutos):

Apresente uma variedade de objetos, como lápis, borrachas, brinquedos, etc., e peça às crianças para contar quantos objetos há em cada grupo. Em seguida, pergunte a eles qual grupo tem mais objetos e qual tem menos objetos. Discuta como os números podem nos ajudar a indicar a quantidade e a ordem dos objetos.

2. Exercício prático (20 minutos):

Distribua folhas de atividades com problemas simples envolvendo números. Por exemplo, desenhe uma série de animais e peça às crianças para colocá-los em ordem crescente de tamanho ou em ordem decrescente de idade. Incentive-os a usar os números para ajudá-los a organizar os objetos corretamente.

3. Aplicação no cotidiano (15 minutos):

Discuta com as crianças situações em que os números são usados como códigos de identificação. Por exemplo, números de telefone, placas de carro, números de casa, etc. Peça-lhes para identificar outros exemplos em seu próprio cotidiano. Explique que os números podem ter diferentes usos, não apenas para contar ou ordenar.

Avaliação:

Observe a participação ativa das crianças nas atividades em sala de aula e verifique se elas conseguem utilizar os números como indicadores de quantidade ou ordem. Além disso, avalie se elas conseguem reconhecer situações em que os números são usados como códigos de identificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário