Plano de Aula - EF05MA23
Determinando a Probabilidade em Eventos Aleatórios
Determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios, quando todos os resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis).
Duração: 1 hora
Recursos necessários:
- Moedas
- Dados
- Papel e lápis
Atividades:
1. Introdução (10 minutos):
Inicie a aula relembrando com os alunos o conceito de eventos aleatórios.
Explique que eventos aleatórios são aqueles cujos resultados não podem ser previstos com certeza.
Discuta exemplos de eventos aleatórios, como lançar uma moeda ou um dado.
2. Experimentos e registros (30 minutos):
Distribua moedas e dados para os alunos.
Peça aos alunos para realizar experimentos aleatórios e registrar os resultados em folhas de papel.
Estimule-os a fazer uma contagem dos resultados e identificar quantos são possíveis.
Ajude-os a perceber que, em eventos equiprováveis, todos os resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer.
3. Cálculo da probabilidade (15 minutos):
Explique aos alunos que a probabilidade de ocorrência de um resultado em um evento aleatório equiprovável pode ser calculada.
Mostre a fórmula básica da probabilidade: probabilidade = número de resultados favoráveis / número total de resultados possíveis.
Utilize os registros dos alunos para ajudá-los a calcular a probabilidade de ocorrência de diferentes resultados.
4. Conclusão (5 minutos):
Encerre a aula destacando a importância de entender a probabilidade em eventos aleatórios.
Reforce que, em eventos equiprováveis, a probabilidade de ocorrência de cada resultado é igual.
Incentive os alunos a explorarem mais experimentos aleatórios em diferentes contextos.
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