Plano de Aula - EF05MA22
Explorando Resultados de Experimentos Aleatórios
Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não.
Duração: 1 hora
Recursos necessários:
- Moedas
- Dados
- Papel e lápis
Atividades:
1. Introdução (10 minutos):
Inicie a aula explicando aos alunos o que são experimentos aleatórios.
Discuta exemplos de experimentos aleatórios, como lançar uma moeda ou um dado.
Explique que em experimentos aleatórios, os resultados podem variar e não podem ser previstos com certeza.
2. Exploração de resultados (30 minutos):
Distribua moedas e dados para os alunos.
Peça aos alunos para realizar os experimentos e registrar os resultados em folhas de papel.
Estimule-os a fazer uma lista de todos os resultados possíveis de cada experimento.
Incentive-os a observar se os resultados são igualmente prováveis ou não.
3. Discussão em grupo (15 minutos):
Reúna a turma e promova uma discussão sobre os resultados dos experimentos.
Pergunte aos alunos se eles encontraram resultados diferentes e se consideram que os resultados são igualmente prováveis.
Discuta a importância da amostragem adequada e da repetição do experimento para estimar a probabilidade de cada resultado.
4. Conclusão (5 minutos):
Encerre a aula enfatizando a importância de explorar os resultados de experimentos aleatórios.
Destaque que a probabilidade de um resultado ocorrer está relacionada à sua frequência em uma amostra grande.
Incentive os alunos a realizarem mais experimentos aleatórios em casa ou em outros contextos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário