quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Plano de Aula - EF05MA21

Plano de Aula - EF05MA21

Plano de Aula - EF05MA21

Explorando o Volume de Sólidos Geométricos

Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos e medir volumes por meio de empilhamento de cubos, utilizando, preferencialmente, objetos concretos.

Duração: 1 hora

Recursos necessários:

  • Objetos sólidos geométricos (cubos, prismas retangulares, cilindros)
  • Folhas de papel
  • Lápis de cor
  • Régua

Atividades:

1. Introdução (10 minutos):

Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar sobre o conceito de volume.

Explique que o volume é uma grandeza associada aos sólidos geométricos e representa o espaço ocupado por esses objetos.

Apresente exemplos de sólidos geométricos, como cubos, prismas retangulares e cilindros, e discuta suas características.

2. Exploração de volume (30 minutos):

Distribua os objetos sólidos geométricos entre os alunos ou em grupos.

Peça aos alunos para explorarem os sólidos, manipulando-os e observando suas características.

Incentive-os a identificar as arestas, vértices e faces dos sólidos.

Solicite aos alunos que utilizem os cubos para medir o volume dos sólidos, empilhando-os e contando quantos cubos são necessários para preencher cada sólido.

Os alunos devem registrar suas observações e cálculos em folhas de papel.

3. Discussão em grupo (15 minutos):

Reúna a turma e promova uma discussão sobre as descobertas dos alunos.

Pergunte aos alunos quais sólidos ocuparam mais cubos e quais ocuparam menos cubos.

Discuta as diferenças de volume entre os sólidos e como isso está relacionado às suas dimensões.

Estimule os alunos a compartilharem suas estratégias de contagem e medição.

4. Conclusão (5 minutos):

Encerre a aula destacando a importância de compreender o conceito de volume e sua aplicação em situações cotidianas.

Reforce que o volume é uma grandeza que pode ser medida e que está relacionada à quantidade de espaço ocupado por um sólido.

Destaque também a importância do uso de objetos concretos, como os cubos, para visualizar e compreender o conceito de volume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário