quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Plano de Aula - EF05MA20

Plano de Aula - EF05MA20

Plano de Aula - EF05MA20

Investigando Perímetros e Áreas

Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.

Duração: 1 hora

Recursos necessários:

  • Quadro branco ou flipchart
  • Canetas para quadro branco ou marcadores para flipchart
  • Folhas de papel
  • Régua
  • Material para construção de figuras (papel colorido, tesoura, cola)

Atividades:

1. Introdução (10 minutos):

Inicie a aula relembrando os conceitos de perímetro e área de figuras geométricas.

Explique aos alunos que o perímetro representa a medida do contorno de uma figura, enquanto a área representa a medida da superfície ocupada por essa figura.

Apresente exemplos de figuras com perímetros iguais e áreas diferentes, bem como figuras com áreas iguais e perímetros diferentes.

2. Investigação em grupo (30 minutos):

Divida a turma em grupos e forneça a cada grupo um conjunto de materiais para a construção de figuras geométricas (papel colorido, tesoura, cola).

Peça aos grupos para construírem figuras diferentes, mas com o mesmo perímetro.

Em seguida, peça aos grupos para medirem e compararem as áreas das figuras construídas.

Os alunos devem registrar suas observações e conclusões em folhas de papel.

3. Discussão em grupo (15 minutos):

Reúna a turma e promova uma discussão sobre as descobertas dos grupos.

Peça aos alunos para compartilharem suas observações e conclusões sobre as figuras de perímetros iguais e áreas diferentes.

Discuta também as figuras com áreas iguais e perímetros diferentes.

Estimule os alunos a explicarem suas descobertas e a relacioná-las aos conceitos de perímetro e área.

4. Conclusão (5 minutos):

Encerre a aula enfatizando a importância de investigar e explorar as propriedades das figuras geométricas.

Destaque que a relação entre perímetro e área não é necessariamente direta, e que figuras com medidas diferentes podem ter propriedades semelhantes.

Reforce que o estudo dessas propriedades ajuda a desenvolver o pensamento lógico e a compreensão dos conceitos matemáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário