Plano de Aula - EF05MA20
Investigando Perímetros e Áreas
Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.
Duração: 1 hora
Recursos necessários:
- Quadro branco ou flipchart
- Canetas para quadro branco ou marcadores para flipchart
- Folhas de papel
- Régua
- Material para construção de figuras (papel colorido, tesoura, cola)
Atividades:
1. Introdução (10 minutos):
Inicie a aula relembrando os conceitos de perímetro e área de figuras geométricas.
Explique aos alunos que o perímetro representa a medida do contorno de uma figura, enquanto a área representa a medida da superfície ocupada por essa figura.
Apresente exemplos de figuras com perímetros iguais e áreas diferentes, bem como figuras com áreas iguais e perímetros diferentes.
2. Investigação em grupo (30 minutos):
Divida a turma em grupos e forneça a cada grupo um conjunto de materiais para a construção de figuras geométricas (papel colorido, tesoura, cola).
Peça aos grupos para construírem figuras diferentes, mas com o mesmo perímetro.
Em seguida, peça aos grupos para medirem e compararem as áreas das figuras construídas.
Os alunos devem registrar suas observações e conclusões em folhas de papel.
3. Discussão em grupo (15 minutos):
Reúna a turma e promova uma discussão sobre as descobertas dos grupos.
Peça aos alunos para compartilharem suas observações e conclusões sobre as figuras de perímetros iguais e áreas diferentes.
Discuta também as figuras com áreas iguais e perímetros diferentes.
Estimule os alunos a explicarem suas descobertas e a relacioná-las aos conceitos de perímetro e área.
4. Conclusão (5 minutos):
Encerre a aula enfatizando a importância de investigar e explorar as propriedades das figuras geométricas.
Destaque que a relação entre perímetro e área não é necessariamente direta, e que figuras com medidas diferentes podem ter propriedades semelhantes.
Reforce que o estudo dessas propriedades ajuda a desenvolver o pensamento lógico e a compreensão dos conceitos matemáticos.
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