quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Plano de Aula - EF05MA13

Plano de Aula - EF05MA13

Plano de Aula - EF05MA13

Problemas de Partilha Desigual

Resolver problemas envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de modo que uma seja o dobro da outra, com compreensão da ideia de razão entre as partes e delas com o todo.

Duração: 1 hora

Recursos necessários:

  • Lousa ou quadro branco
  • Giz ou marcadores coloridos
  • Folhas de papel e lápis para os alunos
  • Problemas matemáticos impressos

Atividades:

1. Introdução (10 minutos):

Inicie a aula explicando aos alunos o conceito de partilha desigual.

Explique que em uma partilha desigual, uma quantidade é dividida em duas partes, mas as partes não são iguais. Em vez disso, uma parte é o dobro da outra.

Utilize exemplos práticos, como a divisão de uma barra de chocolate em duas partes, em que uma parte é o dobro da outra.

2. Resolução de problemas (30 minutos):

Distribua problemas matemáticos impressos para os alunos.

Pedidos para que os alunos resolvam os problemas, utilizando a ideia de partilha desigual.

Incentive-os a pensar na relação de razão entre as partes e como ela se relaciona com o todo.

Acompanhe o trabalho dos alunos, fornecendo suporte e esclarecendo dúvidas à medida que surgirem.

3. Apresentação e discussão (15 minutos):

Solicite que alguns alunos compartilhem suas resoluções e estratégias para os problemas.

Pergunte à classe como eles identificaram a relação de razão entre as partes e como utilizaram essa informação para resolver os problemas.

Encoraje a discussão em grupo, permitindo que os alunos troquem ideias e aprendam uns com os outros.

4. Conclusão (5 minutos):

Conclua a aula reforçando a importância de compreender a ideia de partilha desigual e a relação de razão entre as partes e o todo.

Destaque como essa habilidade pode ser aplicada em situações cotidianas, como dividir uma quantidade em partes desiguais, considerando a relação de proporção.

Encoraje os alunos a praticar a resolução de problemas de partilha desigual em seu dia a dia, desenvolvendo suas habilidades matemáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário