Plano de Aula - EF05MA13
Problemas de Partilha Desigual
Resolver problemas envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de modo que uma seja o dobro da outra, com compreensão da ideia de razão entre as partes e delas com o todo.
Duração: 1 hora
Recursos necessários:
- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores coloridos
- Folhas de papel e lápis para os alunos
- Problemas matemáticos impressos
Atividades:
1. Introdução (10 minutos):
Inicie a aula explicando aos alunos o conceito de partilha desigual.
Explique que em uma partilha desigual, uma quantidade é dividida em duas partes, mas as partes não são iguais. Em vez disso, uma parte é o dobro da outra.
Utilize exemplos práticos, como a divisão de uma barra de chocolate em duas partes, em que uma parte é o dobro da outra.
2. Resolução de problemas (30 minutos):
Distribua problemas matemáticos impressos para os alunos.
Pedidos para que os alunos resolvam os problemas, utilizando a ideia de partilha desigual.
Incentive-os a pensar na relação de razão entre as partes e como ela se relaciona com o todo.
Acompanhe o trabalho dos alunos, fornecendo suporte e esclarecendo dúvidas à medida que surgirem.
3. Apresentação e discussão (15 minutos):
Solicite que alguns alunos compartilhem suas resoluções e estratégias para os problemas.
Pergunte à classe como eles identificaram a relação de razão entre as partes e como utilizaram essa informação para resolver os problemas.
Encoraje a discussão em grupo, permitindo que os alunos troquem ideias e aprendam uns com os outros.
4. Conclusão (5 minutos):
Conclua a aula reforçando a importância de compreender a ideia de partilha desigual e a relação de razão entre as partes e o todo.
Destaque como essa habilidade pode ser aplicada em situações cotidianas, como dividir uma quantidade em partes desiguais, considerando a relação de proporção.
Encoraje os alunos a praticar a resolução de problemas de partilha desigual em seu dia a dia, desenvolvendo suas habilidades matemáticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário