quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Plano de Aula - EF05MA14

Plano de Aula - EF05MA14

Plano de Aula - EF05MA14

Representação da Localização no Plano

Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.

Duração: 1 hora

Recursos necessários:

  • Lousa ou quadro branco
  • Giz ou marcadores coloridos
  • Mapas ou imagens de mapas
  • Planilhas eletrônicas impressas ou projeção em tela

Atividades:

1. Introdução (10 minutos):

Inicie a aula explicando aos alunos a importância de compreender e utilizar diferentes representações para a localização de objetos no plano.

Mostre exemplos de diferentes representações, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas.

Explique que cada representação tem sua própria linguagem e forma de identificar a localização dos objetos.

2. Exploração de representações (30 minutos):

Distribua mapas ou imagens de mapas para os alunos.

Pedidos para que eles identifiquem a localização de diferentes pontos no mapa, utilizando referências como coordenadas ou pontos de referência.

Em seguida, apresente uma planilha eletrônica com células numeradas.

Peça aos alunos que identifiquem a localização de diferentes células na planilha, utilizando coordenadas cartesianas.

Discuta com a classe as semelhanças e diferenças entre as duas representações.

3. Prática em grupos (15 minutos):

Divida os alunos em grupos e forneça a cada grupo uma cópia da planilha eletrônica.

Pedidos para que eles identifiquem a localização de células específicas na planilha, utilizando coordenadas cartesianas.

Circule pela sala, auxiliando e tirando dúvidas à medida que surgirem.

4. Discussão em grupo (10 minutos):

Reúna a classe novamente e peça a alguns grupos que compartilhem as respostas e estratégias utilizadas.

Pergunte à classe quais foram as principais dificuldades encontradas e como eles relacionaram as coordenadas cartesianas com a localização no plano.

Encoraje a discussão e a troca de ideias entre os grupos.

5. Conclusão (5 minutos):

Conclua a aula enfatizando a importância de compreender e utilizar diferentes representações para a localização de objetos no plano.

Destaque como as coordenadas cartesianas podem ser aplicadas em diferentes contextos, como mapas, planilhas eletrônicas e até mesmo na vida cotidiana.

Reforce aos alunos que eles podem praticar essa habilidade explorando diferentes representações e resolvendo problemas de localização no plano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário