Plano de Aula - EF05MA10
Investigando a Equivalência entre Números
Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.
Duração: 1 hora
Recursos necessários:
- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores coloridos
- Folhas de papel e lápis para os alunos
- Material manipulativo (opcional)
Atividades:
1. Introdução (10 minutos):
Inicie a aula revisando com os alunos a ideia de igualdade e a propriedade de igualdade entre números.
Explique que a equivalência é uma forma especial de igualdade, onde dois membros permanecem iguais mesmo após a realização de operações matemáticas.
2. Investigação em grupo (30 minutos):
Divida a turma em grupos e distribua folhas de papel e lápis para cada grupo.
Forneça aos grupos diferentes pares de números e peça que investiguem se eles são equivalentes ou não.
Incentive os alunos a realizarem operações de adição, subtração, multiplicação e divisão nos membros dos pares e observarem se a igualdade se mantém.
Os alunos podem utilizar material manipulativo, como blocos ou fichas, para representar os números e auxiliar nas investigações.
3. Discussão em grupo (15 minutos):
Reúna a turma e promova uma discussão sobre as investigações realizadas.
Pergunte aos alunos quais foram as descobertas feitas e peça que justifiquem suas conclusões.
Destaque que a equivalência se mantém ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um dos membros de um par por um mesmo número.
4. Conclusão (5 minutos):
Conclua a aula reforçando a importância da noção de equivalência na matemática.
Explique que a equivalência é um conceito fundamental para resolver problemas e realizar simplificações em cálculos.
Encoraje os alunos a aplicarem a ideia de equivalência em situações do cotidiano e a explorarem outras investigações relacionadas.
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