quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Plano de Aula - EF05MA10

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Investigando a Equivalência entre Números

Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.

Duração: 1 hora

Recursos necessários:

  • Lousa ou quadro branco
  • Giz ou marcadores coloridos
  • Folhas de papel e lápis para os alunos
  • Material manipulativo (opcional)

Atividades:

1. Introdução (10 minutos):

Inicie a aula revisando com os alunos a ideia de igualdade e a propriedade de igualdade entre números.

Explique que a equivalência é uma forma especial de igualdade, onde dois membros permanecem iguais mesmo após a realização de operações matemáticas.

2. Investigação em grupo (30 minutos):

Divida a turma em grupos e distribua folhas de papel e lápis para cada grupo.

Forneça aos grupos diferentes pares de números e peça que investiguem se eles são equivalentes ou não.

Incentive os alunos a realizarem operações de adição, subtração, multiplicação e divisão nos membros dos pares e observarem se a igualdade se mantém.

Os alunos podem utilizar material manipulativo, como blocos ou fichas, para representar os números e auxiliar nas investigações.

3. Discussão em grupo (15 minutos):

Reúna a turma e promova uma discussão sobre as investigações realizadas.

Pergunte aos alunos quais foram as descobertas feitas e peça que justifiquem suas conclusões.

Destaque que a equivalência se mantém ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um dos membros de um par por um mesmo número.

4. Conclusão (5 minutos):

Conclua a aula reforçando a importância da noção de equivalência na matemática.

Explique que a equivalência é um conceito fundamental para resolver problemas e realizar simplificações em cálculos.

Encoraje os alunos a aplicarem a ideia de equivalência em situações do cotidiano e a explorarem outras investigações relacionadas.

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