quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Plano de Aula - EF05MA11

Plano de Aula - EF05MA11

Plano de Aula - EF05MA11

Problemas com Equações

Resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido.

Duração: 1 hora

Recursos necessários:

  • Lousa ou quadro branco
  • Giz ou marcadores coloridos
  • Folhas de papel e lápis para os alunos
  • Problemas matemáticos impressos

Atividades:

1. Introdução (10 minutos):

Inicie a aula revisando com os alunos o conceito de igualdade em matemática e a ideia de que uma igualdade pode ser representada por uma equação.

Explique que uma equação é uma sentença matemática em que há uma igualdade e um dos termos é desconhecido.

2. Resolução de problemas (30 minutos):

Distribua problemas matemáticos impressos para os alunos.

Pede para que os alunos leiam e identifiquem a informação desconhecida em cada problema, convertendo-os em equações.

Incentive-os a resolver as equações para encontrar o valor desconhecido.

Acompanhe o trabalho dos alunos, auxiliando-os conforme necessário.

3. Discussão em grupo (15 minutos):

Reúna a turma e promova uma discussão sobre os problemas resolvidos.

Pergunte aos alunos como eles identificaram a informação desconhecida em cada problema e como converteram as situações em equações.

Peça que compartilhem as estratégias utilizadas para resolver as equações e encontrar os valores desconhecidos.

4. Conclusão (5 minutos):

Conclua a aula destacando a importância das equações na resolução de problemas matemáticos.

Reforce que a habilidade de converter problemas em equações permite aos alunos encontrar soluções e determinar valores desconhecidos.

Encoraje-os a praticar a resolução de problemas com equações em seu dia a dia e explorar novas situações desafiadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário