quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática. EM13MAT104.

Plano de Aula de Matemática

Habilidade: EM13MAT104 - Interpretar taxas e índices de natureza socioeconômica (índice de desenvolvimento humano, taxas de inflação, entre outros), investigando os processos de cálculo desses números, para analisar criticamente a realidade e produzir argumentos.

Tópico:

Interpretação de Taxas e Índices Socioeconômicos

Duração:

1 aula de 50 minutos

Objetivo de Aprendizagem:

- Interpretar taxas e índices de natureza socioeconômica, investigando os processos de cálculo desses números, a fim de analisar criticamente a realidade e produzir argumentos embasados.

Recursos Necessários:

- Tabelas, gráficos ou exemplos de taxas e índices socioeconômicos.

Estratégias de Ensino:

Introdução (10 minutos):

1. Apresente a habilidade (EM13MAT104) aos alunos: "Interpretar taxas e índices de natureza socioeconômica, investigando os processos de cálculo desses números, para analisar criticamente a realidade e produzir argumentos."

2. Explique a importância de entender e analisar índices e taxas socioeconômicas para uma compreensão mais profunda da realidade.

Desenvolvimento (30 minutos):

3. Apresente exemplos de índices e taxas socioeconômicas, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e taxas de inflação.

4. Discuta com os alunos os processos de cálculo desses números e como eles refletem a situação socioeconômica.

5. Mostre como diferentes elementos contribuem para a formação desses índices e taxas.

Atividade Prática (5 minutos):

6. Divida a turma em grupos e forneça diferentes exemplos de índices e taxas socioeconômicas. Peça a cada grupo para analisar os processos de cálculo e discutir as implicações desses números.

Discussão em Grupo (5 minutos):

7. Peça a cada grupo que compartilhe suas observações e conclusões sobre os exemplos analisados.

Conclusão (5 minutos):

8. Reforce a importância de interpretar taxas e índices socioeconômicos para uma análise crítica da realidade e a produção de argumentos embasados.

Avaliação:

9. Avalie a participação dos alunos na discussão em grupo e a capacidade de interpretar e analisar processos de cálculo de índices e taxas socioeconômicas, considerando a habilidade (EM13MAT104) da BNCC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário