Plano de Aula de Matemática
Habilidade: EM13MAT105 - Utilizar as noções de transformações isométricas (translação, reflexão, rotação e composições destas) e transformações homotéticas para construir figuras e analisar elementos da natureza e diferentes produções humanas (fractais, construções civis, obras de arte, entre outras).
Tópico:
Transformações Isométricas e Homotéticas em Elementos da Natureza e Produções Humanas
Duração:
1 aula de 50 minutos
Objetivo de Aprendizagem:
- Utilizar as noções de transformações isométricas e homotéticas para construir figuras e analisar elementos da natureza e diferentes produções humanas, como fractais, construções civis e obras de arte.
Recursos Necessários:
- Papel, lápis, régua e exemplos de figuras geométricas e produções humanas.
Estratégias de Ensino:
Introdução (10 minutos):
1. Apresente a habilidade (EM13MAT105) aos alunos: "Utilizar as noções de transformações isométricas e homotéticas para construir figuras e analisar elementos da natureza e diferentes produções humanas, como fractais, construções civis e obras de arte."
2. Explique a importância dessas transformações geométricas na análise de elementos naturais e produções humanas.
Desenvolvimento (30 minutos):
3. Introduza as transformações isométricas, como translação, reflexão e rotação, explicando seus conceitos básicos.
4. Mostre exemplos de transformações isométricas em figuras geométricas simples.
5. Apresente as transformações homotéticas, explicando como elas alteram o tamanho de uma figura mantendo sua forma.
Atividade Prática (5 minutos):
6. Divida a turma em grupos e forneça figuras geométricas e exemplos de produções humanas, como construções civis e obras de arte.
7. Peça a cada grupo para aplicar transformações isométricas e homotéticas nas figuras, registrando suas observações.
Discussão em Grupo (5 minutos):
8. Peça a cada grupo que compartilhe suas análises e observações sobre as transformações aplicadas e como elas afetam as figuras.
Conclusão (5 minutos):
9. Discuta a importância de entender e aplicar transformações geométricas na análise de elementos da natureza e produções humanas.
Avaliação:
10. Avalie a participação dos alunos na atividade prática e a capacidade de aplicar transformações isométricas e homotéticas, considerando a habilidade (EM13MAT105) da BNCC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário