quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática. EM13MAT105.

Plano de Aula de Matemática

Habilidade: EM13MAT105 - Utilizar as noções de transformações isométricas (translação, reflexão, rotação e composições destas) e transformações homotéticas para construir figuras e analisar elementos da natureza e diferentes produções humanas (fractais, construções civis, obras de arte, entre outras).

Tópico:

Transformações Isométricas e Homotéticas em Elementos da Natureza e Produções Humanas

Duração:

1 aula de 50 minutos

Objetivo de Aprendizagem:

- Utilizar as noções de transformações isométricas e homotéticas para construir figuras e analisar elementos da natureza e diferentes produções humanas, como fractais, construções civis e obras de arte.

Recursos Necessários:

- Papel, lápis, régua e exemplos de figuras geométricas e produções humanas.

Estratégias de Ensino:

Introdução (10 minutos):

1. Apresente a habilidade (EM13MAT105) aos alunos: "Utilizar as noções de transformações isométricas e homotéticas para construir figuras e analisar elementos da natureza e diferentes produções humanas, como fractais, construções civis e obras de arte."

2. Explique a importância dessas transformações geométricas na análise de elementos naturais e produções humanas.

Desenvolvimento (30 minutos):

3. Introduza as transformações isométricas, como translação, reflexão e rotação, explicando seus conceitos básicos.

4. Mostre exemplos de transformações isométricas em figuras geométricas simples.

5. Apresente as transformações homotéticas, explicando como elas alteram o tamanho de uma figura mantendo sua forma.

Atividade Prática (5 minutos):

6. Divida a turma em grupos e forneça figuras geométricas e exemplos de produções humanas, como construções civis e obras de arte.

7. Peça a cada grupo para aplicar transformações isométricas e homotéticas nas figuras, registrando suas observações.

Discussão em Grupo (5 minutos):

8. Peça a cada grupo que compartilhe suas análises e observações sobre as transformações aplicadas e como elas afetam as figuras.

Conclusão (5 minutos):

9. Discuta a importância de entender e aplicar transformações geométricas na análise de elementos da natureza e produções humanas.

Avaliação:

10. Avalie a participação dos alunos na atividade prática e a capacidade de aplicar transformações isométricas e homotéticas, considerando a habilidade (EM13MAT105) da BNCC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário