quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática. EM13MAT103.

Plano de Aula de Matemática

Habilidade: EM13MAT103 - Interpretar e compreender textos científicos ou divulgados pelas mídias, que empregam unidades de medida de diferentes grandezas e as conversões possíveis entre elas, adotadas ou não pelo Sistema Internacional (SI), como as de armazenamento e velocidade de transferência de dados, ligadas aos avanços tecnológicos.

Tópico:

Interpretação de Unidades de Medida em Textos Científicos e de Mídia

Duração:

1 aula de 50 minutos

Objetivo de Aprendizagem:

- Interpretar e compreender textos científicos ou divulgados pelas mídias que fazem uso de unidades de medida de diferentes grandezas e suas conversões, incluindo aquelas adotadas ou não pelo Sistema Internacional (SI), relacionadas a avanços tecnológicos.

Recursos Necessários:

- Textos científicos ou de mídia que apresentem unidades de medida e conversões.

Estratégias de Ensino:

Introdução (10 minutos):

1. Apresente a habilidade (EM13MAT103) aos alunos: "Interpretar e compreender textos científicos ou divulgados pelas mídias, que empregam unidades de medida de diferentes grandezas e as conversões possíveis entre elas, adotadas ou não pelo Sistema Internacional (SI), como as de armazenamento e velocidade de transferência de dados, ligadas aos avanços tecnológicos."

2. Explique a importância de entender as unidades de medida em contextos científicos e tecnológicos.

Desenvolvimento (30 minutos):

3. Apresente um texto que faça uso de unidades de medida, como armazenamento de dados ou velocidade de transferência.

4. Discuta com os alunos as unidades de medida mencionadas no texto e suas equivalências.

5. Explique a relação entre unidades adotadas pelo Sistema Internacional (SI) e outras unidades utilizadas em contextos específicos.

Atividade Prática (5 minutos):

6. Divida a turma em grupos e forneça diferentes textos científicos ou de mídia. Peça a cada grupo para identificar as unidades de medida utilizadas e fazer conversões entre elas, quando necessário.

Discussão em Grupo (5 minutos):

7. Peça a cada grupo que compartilhe as unidades de medida encontradas e as conversões realizadas, destacando a relevância de compreender essas informações.

Conclusão (5 minutos):

8. Reforce a importância de interpretar e compreender unidades de medida em textos científicos e de mídia, especialmente em relação aos avanços tecnológicos.

Avaliação:

9. Avalie a participação dos alunos na atividade prática e a capacidade de identificar e realizar conversões entre unidades de medida, considerando a habilidade (EM13MAT103) da BNCC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário