Plano de Aula de Matemática
Habilidade: EM13MAT103 - Interpretar e compreender textos científicos ou divulgados pelas mídias, que empregam unidades de medida de diferentes grandezas e as conversões possíveis entre elas, adotadas ou não pelo Sistema Internacional (SI), como as de armazenamento e velocidade de transferência de dados, ligadas aos avanços tecnológicos.
Tópico:
Interpretação de Unidades de Medida em Textos Científicos e de Mídia
Duração:
1 aula de 50 minutos
Objetivo de Aprendizagem:
- Interpretar e compreender textos científicos ou divulgados pelas mídias que fazem uso de unidades de medida de diferentes grandezas e suas conversões, incluindo aquelas adotadas ou não pelo Sistema Internacional (SI), relacionadas a avanços tecnológicos.
Recursos Necessários:
- Textos científicos ou de mídia que apresentem unidades de medida e conversões.
Estratégias de Ensino:
Introdução (10 minutos):
1. Apresente a habilidade (EM13MAT103) aos alunos: "Interpretar e compreender textos científicos ou divulgados pelas mídias, que empregam unidades de medida de diferentes grandezas e as conversões possíveis entre elas, adotadas ou não pelo Sistema Internacional (SI), como as de armazenamento e velocidade de transferência de dados, ligadas aos avanços tecnológicos."
2. Explique a importância de entender as unidades de medida em contextos científicos e tecnológicos.
Desenvolvimento (30 minutos):
3. Apresente um texto que faça uso de unidades de medida, como armazenamento de dados ou velocidade de transferência.
4. Discuta com os alunos as unidades de medida mencionadas no texto e suas equivalências.
5. Explique a relação entre unidades adotadas pelo Sistema Internacional (SI) e outras unidades utilizadas em contextos específicos.
Atividade Prática (5 minutos):
6. Divida a turma em grupos e forneça diferentes textos científicos ou de mídia. Peça a cada grupo para identificar as unidades de medida utilizadas e fazer conversões entre elas, quando necessário.
Discussão em Grupo (5 minutos):
7. Peça a cada grupo que compartilhe as unidades de medida encontradas e as conversões realizadas, destacando a relevância de compreender essas informações.
Conclusão (5 minutos):
8. Reforce a importância de interpretar e compreender unidades de medida em textos científicos e de mídia, especialmente em relação aos avanços tecnológicos.
Avaliação:
9. Avalie a participação dos alunos na atividade prática e a capacidade de identificar e realizar conversões entre unidades de medida, considerando a habilidade (EM13MAT103) da BNCC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário