quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. 2º Ano. EF02MA23.

Plano de Aula - Matemática

Tema: Pesquisa e Organização de Dados

Habilidade: EF02MA23 - Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.

Recursos Necessários:

  • Papel em branco;
  • Lápis de cor;
  • Fichas de papel com categorias pré-definidas;
  • Quadro branco e marcadores;
  • Cartolina e canetas coloridas (opcional).

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: realizar pesquisa em um universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.

2. Definição das Categorias (15 minutos)

Distribua fichas de papel com categorias pré-definidas para cada aluno. As categorias podem ser relacionadas a temas como alimentos, animais, brinquedos, cores, entre outros.

Solicite que os alunos escrevam o nome de até três elementos que se encaixem em cada categoria.

3. Coleta de Dados (20 minutos)

Peça aos alunos que circulem pela sala e conversem com seus colegas para coletar informações sobre as categorias.

Incentive-os a registrar os dados coletados em listas, destacando cada categoria e os elementos associados.

4. Organização dos Dados (20 minutos)

No quadro branco, crie uma tabela com as categorias no topo e as colunas representando cada elemento associado a essas categorias.

Convide os alunos a compartilhar suas listas e registrar os elementos nas colunas correspondentes na tabela.

5. Gráficos de Colunas Simples (15 minutos)

Explique aos alunos que um gráfico de colunas simples pode ser utilizado para representar visualmente a quantidade de elementos em cada categoria.

Distribua folhas de papel em branco e peça que os alunos desenhem gráficos de colunas simples, com cada coluna representando uma categoria e a altura da coluna representando a quantidade de elementos associados.

6. Apresentação dos Resultados (10 minutos)

Convide os alunos a compartilharem suas tabelas e gráficos de colunas simples com a turma.

Incentive-os a explicar suas descobertas, como as categorias com mais elementos e as categorias com menos elementos.

7. Reflexão e Encerramento (10 minutos)

Pergunte aos alunos sobre suas experiências ao realizar a pesquisa e organizar os dados.

Promova uma discussão sobre a importância de organizar informações em listas, tabelas e gráficos para facilitar a compreensão e visualização dos dados.

Finalize a aula destacando a importância de realizar pesquisas e organizar os dados de forma organizada para uma melhor compreensão do mundo ao nosso redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário