Plano de Aula - Matemática
Tema: Pesquisa e Organização de Dados
Habilidade: EF02MA23 - Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.
Recursos Necessários:
- Papel em branco;
- Lápis de cor;
- Fichas de papel com categorias pré-definidas;
- Quadro branco e marcadores;
- Cartolina e canetas coloridas (opcional).
Atividades:
1. Introdução (10 minutos)
Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: realizar pesquisa em um universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.
2. Definição das Categorias (15 minutos)
Distribua fichas de papel com categorias pré-definidas para cada aluno. As categorias podem ser relacionadas a temas como alimentos, animais, brinquedos, cores, entre outros.
Solicite que os alunos escrevam o nome de até três elementos que se encaixem em cada categoria.
3. Coleta de Dados (20 minutos)
Peça aos alunos que circulem pela sala e conversem com seus colegas para coletar informações sobre as categorias.
Incentive-os a registrar os dados coletados em listas, destacando cada categoria e os elementos associados.
4. Organização dos Dados (20 minutos)
No quadro branco, crie uma tabela com as categorias no topo e as colunas representando cada elemento associado a essas categorias.
Convide os alunos a compartilhar suas listas e registrar os elementos nas colunas correspondentes na tabela.
5. Gráficos de Colunas Simples (15 minutos)
Explique aos alunos que um gráfico de colunas simples pode ser utilizado para representar visualmente a quantidade de elementos em cada categoria.
Distribua folhas de papel em branco e peça que os alunos desenhem gráficos de colunas simples, com cada coluna representando uma categoria e a altura da coluna representando a quantidade de elementos associados.
6. Apresentação dos Resultados (10 minutos)
Convide os alunos a compartilharem suas tabelas e gráficos de colunas simples com a turma.
Incentive-os a explicar suas descobertas, como as categorias com mais elementos e as categorias com menos elementos.
7. Reflexão e Encerramento (10 minutos)
Pergunte aos alunos sobre suas experiências ao realizar a pesquisa e organizar os dados.
Promova uma discussão sobre a importância de organizar informações em listas, tabelas e gráficos para facilitar a compreensão e visualização dos dados.
Finalize a aula destacando a importância de realizar pesquisas e organizar os dados de forma organizada para uma melhor compreensão do mundo ao nosso redor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário