Plano de Aula - Matemática
Tema: Realizando Pesquisa e Organizando Dados
Habilidade: EF02MA23 - Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.
Recursos Necessários:
- Fichas ou papel em branco;
- Lápis de cor;
- Tabela de dupla entrada (opcional);
- Quadro branco e marcadores;
- Cartolina e canetas coloridas (opcional).
Atividades:
1. Introdução (10 minutos)
Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: realizar pesquisa em um universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.
2. Definição das Variáveis (15 minutos)
Solicite aos alunos que escolham um tema de interesse para a pesquisa e, em seguida, identifiquem até três variáveis categóricas relacionadas a esse tema.
Explique o que são variáveis categóricas, que são características ou atributos que podem ser classificados em categorias específicas.
Exemplo: tema "animais de estimação", variáveis categóricas "espécie", "cor" e "tamanho".
3. Coleta de Dados (20 minutos)
Distribua fichas ou papel em branco para os alunos.
Solicite que realizem uma pesquisa com seus colegas de classe, coletando informações sobre as variáveis categóricas definidas anteriormente.
Incentive-os a registrar os dados coletados de forma organizada e clara.
4. Organização dos Dados (20 minutos)
Após a coleta de dados, peça aos alunos que organizem as informações em listas.
Incentive-os a utilizar tabelas de dupla entrada para agrupar os dados de acordo com as variáveis categóricas.
Se preferirem, podem criar gráficos de colunas simples para visualizar as informações de forma mais visual e comparativa.
5. Apresentação dos Resultados (15 minutos)
Convide os alunos a compartilharem os resultados de suas pesquisas com a turma.
Incentive-os a apresentar as listas, tabelas e gráficos criados, explicando as informações coletadas e as conclusões que podem ser tiradas a partir desses dados.
Se disponível, utilize o quadro branco para exibir as informações coletadas em uma tabela ou gráfico de colunas simples.
6. Reflexão e Aplicação (10 minutos)
Pergunte aos alunos sobre suas experiências ao realizar a pesquisa e organizar os dados.
Solicite que reflitam sobre a importância de coletar e organizar informações para compreender aspectos da realidade próxima.
Incentive-os a pensar em outras situações em que a realização de pesquisas e a organização de dados são úteis.
7. Conclusão e Encerramento (10 minutos)
Reúna a turma para uma conclusão final sobre a importância de realizar pesquisas e organizar dados por meio de listas, tabelas e gráficos de colunas simples.
Finalize a aula reforçando a importância da análise e interpretação dos dados coletados para obter uma compreensão mais completa do tema pesquisado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário