Plano de Aula - Matemática
Tema: Explorando Tabelas e Gráficos
Habilidade: EF02MA22 - Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima.
Recursos Necessários:
- Tabelas de dupla entrada;
- Gráficos de colunas simples ou barras;
- Lápis e papel;
- Folhas de registro (opcional).
Atividades:
1. Introdução (10 minutos)
Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima.
2. Apresentação de Tabelas (15 minutos)
Mostre aos alunos uma tabela de dupla entrada com informações simples e relevantes para o contexto próximo deles.
Explique como as informações estão organizadas na tabela, com linhas representando categorias e colunas representando variáveis.
Incentive os alunos a observarem e analisarem as informações presentes na tabela.
3. Construção de Gráficos (20 minutos)
Distribua folhas de papel para cada aluno ou grupo.
Solicite que cada aluno construa um gráfico de colunas simples ou barras utilizando as informações da tabela apresentada.
Incentive-os a utilizar cores e legendas adequadas para tornar o gráfico mais compreensível.
4. Comparação de Informações (20 minutos)
Promova uma discussão em sala de aula para comparar as informações apresentadas pelos diferentes gráficos construídos pelos alunos.
Incentive os alunos a identificarem semelhanças, diferenças e padrões nos dados apresentados nos gráficos.
Auxilie-os na interpretação das informações, destacando os aspectos relevantes da realidade próxima.
5. Registro e Reflexão (15 minutos) (opcional)
Se disponível, distribua folhas de registro para que os alunos possam registrar as informações da tabela e os gráficos construídos.
Solicite que reflitam sobre os dados apresentados, as semelhanças e diferenças entre os gráficos e a importância da comparação de informações.
6. Conclusão e Encerramento (10 minutos)
Reúna a turma para uma conclusão final sobre a importância de comparar informações de pesquisas por meio de tabelas de dupla entrada e gráficos de colunas simples ou barras.
Pergunte aos alunos sobre suas descobertas durante as atividades e como eles podem aplicar esse conhecimento para melhor compreender a realidade próxima.
Finalize a aula reforçando a importância da análise de dados por meio de tabelas e gráficos para obter uma compreensão mais completa de diferentes aspectos do mundo ao nosso redor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário