Plano de Aula - Matemática
Tema: Comparando Informações de Pesquisas
Habilidade: EF02MA22 - Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima.
Recursos Necessários:
- Tabelas de dupla entrada;
- Gráficos de colunas simples ou barras;
- Lápis e papel;
- Cartazes;
- Quadro branco e marcadores.
Atividades:
1. Introdução (10 minutos)
Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima.
2. Apresentação de Tabelas (15 minutos)
Apresente aos alunos algumas tabelas de dupla entrada com informações relevantes para o contexto próximo deles.
Explique como as informações estão organizadas na tabela, com linhas representando categorias e colunas representando variáveis.
Incentive os alunos a observarem e analisarem as informações presentes na tabela.
3. Construção de Gráficos (20 minutos)
Divida a turma em pequenos grupos e forneça a cada grupo uma tabela com informações diferentes.
Solicite que cada grupo construa um gráfico de colunas simples ou barras utilizando as informações da tabela.
Incentive-os a utilizar o quadro branco ou cartazes para exibir seus gráficos.
4. Comparação de Informações (20 minutos)
Após a construção dos gráficos, promova uma discussão em sala de aula para comparar as informações apresentadas pelos diferentes grupos.
Incentive os alunos a identificarem semelhanças, diferenças e padrões nos dados apresentados nos gráficos.
Auxilie-os na interpretação das informações, destacando os aspectos relevantes da realidade próxima.
5. Reflexão e Aplicação (15 minutos)
Solicite que os alunos reflitam sobre a importância de comparar informações de pesquisas por meio de tabelas e gráficos.
Incentive-os a pensar em situações do cotidiano em que a comparação de informações é útil para melhor compreender aspectos da realidade próxima.
Estimule a participação dos alunos, permitindo que compartilhem exemplos e ideias.
6. Conclusão e Encerramento (10 minutos)
Reúna a turma para uma conclusão final sobre a importância de comparar informações de pesquisas por meio de tabelas de dupla entrada e gráficos de colunas simples ou barras.
Pergunte aos alunos sobre suas descobertas durante as atividades e como eles podem aplicar esse conhecimento para melhor compreender a realidade próxima.
Finalize a aula reforçando a importância da análise de dados para a tomada de decisões informadas e para obter um entendimento mais completo de diferentes aspectos do mundo ao nosso redor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário