quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. 2º Ano. EF02MA21.

Plano de Aula - Matemática

Tema: Explorando a Classificação de Eventos Aleatórios

Habilidade: EF02MA21 - Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como "pouco prováveis", "muito prováveis", "improváveis" e "impossíveis".

Recursos Necessários:

  • Dados;
  • Cartas de baralho;
  • Lápis e papel;
  • Folhas de registro (opcional).

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como "pouco prováveis", "muito prováveis", "improváveis" e "impossíveis".

2. Exploração de Dados (15 minutos)

Distribua dados para cada aluno ou grupo.

Solicite que os alunos realizem lançamentos dos dados e registrem os resultados obtidos.

Incentive-os a observar os diferentes resultados e refletir sobre sua frequência e possibilidade de ocorrência.

3. Exploração de Cartas de Baralho (15 minutos)

Distribua cartas de baralho para cada aluno ou grupo.

Solicite que os alunos retirem uma carta do baralho e registrem o valor e o naipe da carta.

Incentive-os a observar os diferentes valores e naipes das cartas e refletir sobre sua frequência e possibilidade de ocorrência.

4. Classificação dos Resultados (20 minutos)

Conduza uma discussão em sala de aula sobre a classificação dos resultados obtidos nos lançamentos dos dados e nas retiradas das cartas de baralho.

Solicite que os alunos classifiquem os resultados como "pouco prováveis", "muito prováveis", "improváveis" ou "impossíveis", justificando suas respostas.

5. Registro e Reflexão (15 minutos) (opcional)

Se disponível, distribua folhas de registro para que os alunos possam registrar os eventos e suas classificações.

Solicite que reflitam sobre os experimentos realizados e como as classificações podem variar de acordo com o contexto e a percepção de cada pessoa.

6. Conclusão e Encerramento (10 minutos)

Reúna a turma para uma conclusão final sobre a classificação de eventos aleatórios.

Pergunte aos alunos sobre suas descobertas durante as atividades e como eles podem aplicar esse conhecimento em situações cotidianas.

Finalize a aula reforçando a importância de compreender a classificação de eventos aleatórios e como ela pode nos ajudar a tomar decisões e prever resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário