quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. 2º Ano. EF02MA16.

Plano de Aula - Matemática

Tema: Explorando Medidas de Comprimento

Habilidade: EF02MA16 - Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.

Recursos Necessários:

  • Fita adesiva;
  • Fita métrica;
  • Régua;
  • Papéis coloridos;
  • Lápis de cor;
  • Objetos do cotidiano (caneta, lápis, borracha);
  • Cartolinas;
  • Tesoura;
  • Cola.

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas e polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas, como metro, centímetro e milímetro, e instrumentos adequados.

2. Estimativa de Comprimentos (15 minutos)

Distribua fitas adesivas para cada aluno.

Solicite que cada aluno escolha um objeto do cotidiano, como uma caneta, um lápis ou uma borracha, e estime o comprimento do objeto utilizando a fita adesiva.

Incentive-os a discutir suas estimativas e a justificarem suas respostas.

3. Medição de Comprimentos (20 minutos)

Distribua fitas métricas e régua para cada aluno.

Solicite que cada aluno meça o comprimento de uma sala, incluindo o contorno das paredes, utilizando a fita métrica.

Incentive-os a registrar suas medidas em uma folha de papel colorido e a compararem os resultados entre si.

4. Comparação de Medidas (20 minutos)

Distribua cartolinas, tesoura, cola e lápis de cor para cada aluno.

Solicite que cada aluno desenhe um polígono em sua cartolina e recorte-o.

Incentive-os a medir os comprimentos dos lados do polígono utilizando a régua e a compararem as medidas com as de outros colegas.

Estimule-os a decorarem os polígonos com lápis de cor e a identificarem os lados mais curtos e mais longos.

5. Apresentação e Discussão (15 minutos)

Convide os alunos a apresentarem seus polígonos para a turma, explicando as medidas de seus lados e destacando os lados mais curtos e mais longos.

Promova a discussão em sala de aula, permitindo que os alunos compartilhem suas observações e reflitam sobre as medidas dos lados dos polígonos.

6. Reflexão e Encerramento (10 minutos)

Reúna a turma para uma reflexão final sobre a estimativa, medição e comparação de comprimentos de lados de salas e polígonos.

Pergunte aos alunos sobre suas descobertas durante as atividades e como as medidas de comprimentos podem ser úteis no dia a dia.

Finalize a aula reforçando a importância de estimar e medir comprimentos corretamente e utilizar unidades de medida adequadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário